segunda-feira, 15 de junho de 2020

PROFESSOR HELIO-MATEMATICA-3ºANO MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO


PROFESSOR HELIO- FISICA- 2ºANO MATUTINO,VESPERTINO E NOTURNO


PROFESSOR HELIO-MATEMATICA- 2ºANO MATUTINO


PROFESSOR LUCIANO(NANDO) MATEMATICA-1ºANO


PROFESSORA LUCIETE- PROJETO DE VIDA-Eixo IV, 1ºs Anos Matutino e vespertinos


Colégio Estadual Florestal
Educadora: Luciete Chaves Reis
Disciplina: Projeto de Vida
Turmas: Eixo IV, 1ºs Anos Matutino e vespertinos

Atividade Remotas da I Unidade
Após  Ouvir a música Até quando de Gabriel pensador o aluno deverá responder no caderno ás questões de 01 a 10


 GABRIEL PENSADOR- ATÉ QUANDO?
Até quando?

Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve,
Você pode, você deve, pode crer.
Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver
Se liga aí, que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer.

Até quando você vai ficar usando rédea?
Rindo da própria tragédia?
Até quando você vai ficar usando rédea?
(Pobre, rico ou classe média)
Até quando você vai levar cascudo, mudo?
Muda, muda essa postura.
Até quando você vai ficar mudo?
Muda, que o medo é um modo de fazer censura.

Até quando você vai levando?
(Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando?
(Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!

A polícia matou o estudante, falou que era bandido,
chamou de traficante.
A Justiça prendeu o pé-rapado, soltou o deputado
e absolveu os PMs de Vigário.

A polícia só existe para manter você na lei,
lei do silêncio, lei do mais fraco:
ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco.
A programação existe pra manter você na frente,
na frente da TV, que é pra te entreter,
que é pra você não ver que o programado é você.

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar.
Aquilo que o mundo me pede não é o que mundo me dá.
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar.
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar.
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar.

Escola, esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda!
Não! Não!

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro,
na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai levando porrada, até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando?

(Gabriel O Pensador)


01)Qual parte da música você achou mais interessante? Justifique:

02) Qual a sua opinião em relação a 1ª e a 2ª estrofe da música?

03) Você concorda que essa música é um protesto? Justifique

04) Que tipo de mudança o autor da música propõe para o interlocutor?

05) Explique o sentido da expressão destacada na no terceiro verso do poema:

06) Explique com suas palavras essa estrofe:

 ” A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

07)  O que o autor quer dizer com a expressão: “você é dominado”? Você concorda com ele? Justifique.

08)Segundo o autor “ A polícia só existe para manter você na lei,
lei do silêncio, lei do mais fraco:” Você concorda totalmente com essa afirmação? Justifique

09- Explique com suas palavras esses versos: ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco.
A programação existe pra manter você na frente,
na frente da TV, que é pra te entreter,
que é pra você não ver que o programado é você.

10) Que mensagem a música lhe transmitiu? Comente:



PROFESSORA LUCIETE -LPLB- 1ºANO NOTURNO


Colégio Estadual Florestal         
Prof. Luciete Chaves Reis
Componente Curricular; LPLB
Turma: 1º Ano
Turno: Noturno
Assunto: Linguagem, Língua, Fala

1 - Assistir aos  vídeos : Portugues- Semântica- Linguagem, língua e Fala

LÍNGUA - Língua Falada e Língua Escrita - BEM FÁCIL I Português On-line

2- Leitura do texto:
Linguagem, língua e fala

Eis uma tríade cuja materialização vincula-se a todo e qualquer processo comunicativo. Embora os concebemos como elementos utilizados para designar a mesma realidade, em se tratando do ponto de vista linguístico, os mesmos não devem ser confundidos, talvez até como termos sinônimos.

A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.

Por meio da mensagem identificamos a intencionalidade presente em um determinado discurso. Podendo esta ser de natureza verbal ou não verbal. Em se tratando da linguagem não verbal, a mesma vincula-se aos símbolos de uma maneira geral, gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, danças, entre outros elementos.

A linguagem verbal concerne à modalidade escrita ou oral como forma de estabelecer a comunicação por meio das palavras, facilitando a interação entre os interlocutores.

Quando nos referimos à língua, restringimo-nos a uma atividade coletiva realizada por meio de um código formado por palavras regidas por leis combinatórias às quais pertencem a um grupo específico. Como é o caso da língua inglesa, brasileira, italiana, francesa, e muitas outras.

Em razão de seu caráter social, a língua não permite mudanças arbitrárias. Torna-se necessário obedecer a certas regras para que a comunicação se realize de maneira plausível. O agrupamento de palavras de forma desordenada tende a não efetivá-la, conforme podemos observar o exemplo abaixo: 

Exaustos hoje trabalho com o estamos


Neste caso, faz-se necessário atribuirmos a ordem direta ao enunciado linguístico, visando estabelecer uma perfeita comunicação:

Hoje estamos exaustos com o trabalho.

A fala é algo estritamente individual, pois cada pessoa tem seu jeito próprio de se manifestar em meio a um grupo social. Usufruindo-se de seus conhecimentos linguísticos, a mesma torna-se apta a expressar seu pensamento de acordo com sua visão de mundo adquirida ao longo de sua experiência.

O fato nos leva a crer que para uma pessoa ser compreendida, ela não precisa falar ou escrever igual ao outro, daí o caráter estritamente pessoal.
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte


Após assistir aos vídeos e fazer a  leitura do texto Linguagem, língua e fala

1° - O Aluno deverá, no caderno, conceituar o que é Língua, Linguagem e fala

2° Fazer um cartaz sobre as diferentes formas de  LINGUAGENS: VERBAIS, NÃO VERBAIS E MISTAS. Caso o aluno não tenha condições de fazer o cartaz pode fazer no caderno. 
A atividade deverá ser fotografada e enviada para o email: lucietecreis@yahoo.com.br
Até o dia 20 de junho de 2020

PROFESSORA LUCIETE- LPLB-3ºANO VESPERTINO E NOTURNO


Colégio Estadual Florestal         
Prof. Luciete Chaves Reis
Componente Curricular; LPLB
Turma: 3º Ano
Turno: vespertino e Noturno
Assunto: Pré- Modernismo



 
Após assistirem aos vídeos acima sobre Pré-modernismo  faça no caderno um resumo sobre o Pré-modernismo e responda as atividades do livro nas páginas 27 e 31

PROFESSORA LUCIETE- LPLB- 2ºANO NOTURNO


Colégio Estadual Florestal         
Prof. Luciete Chaves Reis
Componente Curricular; LPLB
Turma: 2º Ano
Turno: Noturno
Assunto: Trovadorismo
                                           

  TROVADORISMO 


https://www.youtube.com/watch?v=AnuhzGgD2Zo (Vídeo Literatura Portuguesa- Trovadorismo)

https://www.figuradelinguagem.com/literatura/trovadorismo/ Texto: Trovadorismo – O Que é, Contexto Histórico, Características


1-      Após assistir ao vídeo e fazer as leituras dos textos, faça no caderno um resumo sobre o Trovadorismo (características e contexto histórico) 

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...