segunda-feira, 15 de junho de 2020
PROFESSORA LUCIETE- PROJETO DE VIDA-Eixo IV, 1ºs Anos Matutino e vespertinos
Colégio Estadual Florestal
Educadora: Luciete Chaves Reis
Disciplina: Projeto de Vida
Turmas: Eixo IV, 1ºs Anos Matutino e vespertinos
Atividade Remotas da I Unidade
Após Ouvir a música Até quando de Gabriel pensador
o aluno deverá responder no caderno ás questões de 01 a 10
GABRIEL PENSADOR- ATÉ QUANDO?
Até quando?
Não adianta olhar pro
céu, com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você
tem muito protesto pra fazer e muita greve,
Você pode, você deve,
pode crer.
Não adianta olhar pro
chão, virar a cara pra não ver
Se liga aí, que te
botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer
que você tenha que sofrer.
Até quando você vai
ficar usando rédea?
Rindo da própria
tragédia?
Até quando você vai
ficar usando rédea?
(Pobre, rico ou
classe média)
Até quando você vai
levar cascudo, mudo?
Muda, muda essa
postura.
Até quando você vai
ficar mudo?
Muda, que o medo é um
modo de fazer censura.
Até quando você vai
levando?
(Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar
sem fazer nada?
Até quando você vai
levando?
(Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser
saco de pancada?
Você tenta ser feliz,
não vê que é deprimente
seu filho sem escola,
seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente
e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e
a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo,
não vê que é absurdo
Você que é inocente
foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É
tudo flagrante!
A polícia matou o
estudante, falou que era bandido,
chamou de traficante.
A Justiça prendeu o
pé-rapado, soltou o deputado
e absolveu os PMs de
Vigário.
A polícia só existe
para manter você na lei,
lei do silêncio, lei
do mais fraco:
ou aceita ser um saco
de pancada ou vai pro saco.
A programação existe
pra manter você na frente,
na frente da TV, que
é pra te entreter,
que é pra você não
ver que o programado é você.
Acordo, não tenho
trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.
O cara me pede o
diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja
educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar.
Aquilo que o mundo me
pede não é o que mundo me dá.
Consigo um emprego,
começa o emprego, me mato de tanto ralar.
Acordo bem cedo, não
tenho sossego nem tempo pra raciocinar.
Não peço arrego, mas
onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho
me pede, não tenho dinheiro pra dar.
Escola, esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda!
Não! Não!
Muda, que quando a
gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo
na mudança da mente.
E quando a mente muda
a gente anda pra frente
E quando a gente
manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude
não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura
a gente fica mais seguro,
na mudança do
presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai
levando porrada, até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai
ficar de saco de pancada?
Até quando você vai
levando?
(Gabriel O Pensador)
01)Qual parte da música você achou mais interessante?
Justifique:
02) Qual a sua opinião em relação a 1ª e a 2ª estrofe da
música?
03) Você concorda que essa música é um protesto? Justifique
04) Que tipo de mudança o autor da música propõe para o
interlocutor?
05) Explique o sentido da expressão destacada na no terceiro
verso do poema:
06) Explique com suas palavras essa estrofe:
” A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de
Vigário!
07) O que o autor quer dizer com a expressão: “você é dominado”? Você concorda com
ele? Justifique.
08)Segundo o autor “ A
polícia só existe para manter você na lei,
lei do silêncio, lei do mais fraco:” Você concorda
totalmente com essa afirmação? Justifique
09- Explique com
suas palavras esses versos: ou aceita
ser um saco de pancada ou vai pro saco.
A programação existe
pra manter você na frente,
na frente da TV, que
é pra te entreter,
que é pra você não ver
que o programado é você.
10) Que mensagem a música lhe transmitiu? Comente:
PROFESSORA LUCIETE -LPLB- 1ºANO NOTURNO
Colégio Estadual Florestal
Prof. Luciete Chaves Reis
Componente Curricular; LPLB
Turma: 1º Ano
Turno: Noturno
Assunto: Linguagem, Língua, Fala
1 - Assistir aos
vídeos : Portugues- Semântica- Linguagem, língua e Fala
LÍNGUA - Língua Falada e Língua Escrita - BEM FÁCIL I
Português On-line
2- Leitura do texto:
Linguagem,
língua e fala
Eis uma tríade cuja materialização
vincula-se a todo e qualquer processo comunicativo. Embora os concebemos como
elementos utilizados para designar a mesma realidade, em se tratando do ponto
de vista linguístico, os mesmos não devem ser confundidos, talvez até como
termos sinônimos.
A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.
Por meio da mensagem identificamos a intencionalidade presente em um determinado discurso. Podendo esta ser de natureza verbal ou não verbal. Em se tratando da linguagem não verbal, a mesma vincula-se aos símbolos de uma maneira geral, gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, danças, entre outros elementos.
A linguagem verbal concerne à modalidade escrita ou oral como forma de estabelecer a comunicação por meio das palavras, facilitando a interação entre os interlocutores.
Quando nos referimos à língua, restringimo-nos a uma atividade coletiva realizada por meio de um código formado por palavras regidas por leis combinatórias às quais pertencem a um grupo específico. Como é o caso da língua inglesa, brasileira, italiana, francesa, e muitas outras.
Em razão de seu caráter social, a língua não permite mudanças arbitrárias. Torna-se necessário obedecer a certas regras para que a comunicação se realize de maneira plausível. O agrupamento de palavras de forma desordenada tende a não efetivá-la, conforme podemos observar o exemplo abaixo:
A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.
Por meio da mensagem identificamos a intencionalidade presente em um determinado discurso. Podendo esta ser de natureza verbal ou não verbal. Em se tratando da linguagem não verbal, a mesma vincula-se aos símbolos de uma maneira geral, gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, danças, entre outros elementos.
A linguagem verbal concerne à modalidade escrita ou oral como forma de estabelecer a comunicação por meio das palavras, facilitando a interação entre os interlocutores.
Quando nos referimos à língua, restringimo-nos a uma atividade coletiva realizada por meio de um código formado por palavras regidas por leis combinatórias às quais pertencem a um grupo específico. Como é o caso da língua inglesa, brasileira, italiana, francesa, e muitas outras.
Em razão de seu caráter social, a língua não permite mudanças arbitrárias. Torna-se necessário obedecer a certas regras para que a comunicação se realize de maneira plausível. O agrupamento de palavras de forma desordenada tende a não efetivá-la, conforme podemos observar o exemplo abaixo:
Exaustos hoje trabalho com o estamos
|
Neste caso, faz-se necessário atribuirmos a ordem direta ao enunciado linguístico, visando estabelecer uma perfeita comunicação:
Hoje estamos exaustos com o trabalho.
A fala é algo estritamente individual, pois cada pessoa tem seu jeito próprio de se manifestar em meio a um grupo social. Usufruindo-se de seus conhecimentos linguísticos, a mesma torna-se apta a expressar seu pensamento de acordo com sua visão de mundo adquirida ao longo de sua experiência.
O fato nos leva a crer que para uma pessoa ser compreendida, ela não precisa falar ou escrever igual ao outro, daí o caráter estritamente pessoal.
Publicado
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Após assistir aos vídeos e fazer a leitura do texto Linguagem, língua e fala
1° - O Aluno deverá,
no caderno, conceituar o que é Língua, Linguagem e fala
2° Fazer um cartaz
sobre as diferentes formas de
LINGUAGENS: VERBAIS, NÃO VERBAIS E MISTAS. Caso o aluno não tenha
condições de fazer o cartaz pode fazer no caderno.
A atividade deverá
ser fotografada e enviada para o email: lucietecreis@yahoo.com.br
Até o dia 20 de
junho de 2020
PROFESSORA LUCIETE- LPLB-3ºANO VESPERTINO E NOTURNO
Colégio Estadual Florestal
Prof. Luciete Chaves Reis
Componente Curricular; LPLB
Turma: 3º Ano
Turno: vespertino e Noturno
Assunto: Pré- Modernismo
Após assistirem aos vídeos acima sobre Pré-modernismo faça no caderno um resumo sobre o Pré-modernismo e responda as atividades do livro nas páginas 27 e 31
PROFESSORA LUCIETE- LPLB- 2ºANO NOTURNO
Colégio Estadual Florestal
Prof. Luciete Chaves Reis
Componente Curricular; LPLB
Turma: 2º Ano
Turno: Noturno
Assunto: Trovadorismo
TROVADORISMO
https://www.youtube.com/watch?v=AnuhzGgD2Zo
(Vídeo Literatura Portuguesa- Trovadorismo)
https://www.figuradelinguagem.com/literatura/trovadorismo/
Texto: Trovadorismo – O Que é, Contexto Histórico, Características
1-
Após assistir ao vídeo e fazer as leituras dos textos,
faça no caderno um resumo sobre o Trovadorismo (características e contexto
histórico)
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