terça-feira, 28 de julho de 2020

MATEMATICA-HELIO- 2ºANO MATUTINO


FISICA-HELIO- 2ºANO


MATEMATICA-HELIO 3ºANO


FISICA-HELIO-3ºANO


PROFª. RAILDA FERREIRA CABRAL-1º ano matutino e 1ºB vespertino;2ºmatutino;3ºmatutino e vespertino


COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
PROFª. RAILDA FERREIRA CABRAL
TURMAS: 1º ANO A, B E C MATUTINO
2º ANO A E B MATUTINO
3º ANO MATUTINO E VESPERTINO
1º ANO B VESPERTINO

SEJA FORTE

Por muitas que sejam as dificuldades e por maiores que sejam os desafios, não se intimide. Acredite sempre que você estará à altura de superá-los.
No seu coração há uma força capaz de ultrapassar o que às vezes parece impossível. Basta olhar sempre em frente, nunca abaixar os braços, e encher seu coração com muita coragem e determinação.


SAUDADE

A saudade é como o amor, nunca para de crescer, porque aqueles que amamos fazem parte do que nós somos mesmo estando longe. Saudade de vocês.


ATIVIDADE

Descreva em um parágrafo como estão os estudos durante a pandemia, se está conseguindo responder as atividades, se tem dificuldades, como é o acesso a internet.
Depois encaminhe pra mim, por meio do Whats App, colocando seu nome, turma e turno.

Whats App 77 98802-8564  - Railda Cabral

Aguardo suas inquietações e sugestões.

LPLB-SILVIO-2º ANO





LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO DE 2020
Atividade:
I. Faça a leitura do conceito de Poema:

Poema

     O poema pertence à esfera literária e se caracteriza pela liberdade de composição, ou seja, não há nenhuma restrição quanto à forma e ao conteúdo. Nesse gênero, a linguagem desempenha um papel importante, porque o poeta explora os recursos formais e de estilo para expressar sua maneira de ver, sentir e recriar o mundo. O poema circula principalmente em livros, jornais e revistas, tanto impresso como em meios digitais.

No mundo há muitas armadilhas

No mundo há muitas armadilhas
e o que é armadilha pode ser refúgio
e o que é refúgio pode ser armadilha
Tua janela por exemplo
aberta para o céu
e uma estrela a te dizer que o homem é nada
ou a manhã espumando na praia
a bater antes de Cabral, antes de Tróia
(há quatro séculos Tomás Bequimão
tomou a cidade, criou uma milícia popular
e depois foi traído, preso, enforcado)
No mundo há muitas armadilhas
e muitas bocas a te dizer
que a vida é pouca que a vida é louca
E por que não a Bomba? te perguntam.
Por que não a Bomba para acabar com tudo,
já que a vida é louca?
Contudo, olhas o teu filho,
o bichinho que não sabe
que afoito se entranha à vida e quer
a vida e busca o sol, a bola, fascinado
vê o avião e indaga e indaga
A vida é pouca a vida é louca
mas não há senão ela.
E não te mataste, essa é a verdade.
Estás preso à vida como numa jaula.
Estamos todos presos nesta jaula
que Gagárin foi o primeiro a ver de fora
e nos dizer: é azul.
E já o sabíamos, tanto que não te mataste
e não vais te matar e aguentarás até o fim.
O certo é que nesta jaula há os que têm
e os que não têm há os que têm tanto
que sozinhos poderiam alimentar a cidade
e os que não têm nem para o almoço de hoje
A estrela mente o mar sofisma.
De fato, o homem está preso à vida
e precisa viver o homem tem fome
e precisa comer o homem tem filhos
e precisa criá-los
Há muitas armadilhas no mundo
e é preciso quebrá-las.
Disponível em:
Acesso em: 22 jun. 2020.

II. Responda as questões abaixo.

01. Qual o tema desse poema?

02. Explique os seguintes versos: “No mundo há muitas armadilhas/e o que é armadilha pode ser refúgio/e o que é refúgio pode ser armadilha.”

03. Que palavra é utilizada no poema como metáfora para o planeta Terra? Justifique sua resposta com versos do poema.

04. Extraia do poema a estrofe em que o eu lírico aborda as desigualdades sociais.

05. Leia os versos a seguir: “O certo é que nesta jaula há os que têm e os que não têm há os que têm tanto que sozinhos poderiam alimentar a cidade e os que não têm nem para o almoço de hoje.” Qual a relação desses versos com o momento atual de isolamento na pandemia?

Onde encontro o conteúdo

Objetivo Compreender a função social dos poemas, por meio da identificação de suas características estruturais e sonoras, condições de elaboração e recepção.
Retorno da AtividadeDeixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...