terça-feira, 28 de julho de 2020
PROFª. RAILDA FERREIRA CABRAL-1º ano matutino e 1ºB vespertino;2ºmatutino;3ºmatutino e vespertino
COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
PROFª. RAILDA FERREIRA CABRAL
TURMAS: 1º ANO A, B E C
MATUTINO
2º ANO A E B MATUTINO
3º ANO MATUTINO E
VESPERTINO
1º ANO B VESPERTINO
SEJA
FORTE
Por muitas que sejam as dificuldades e por maiores que
sejam os desafios, não se intimide. Acredite sempre que você estará à altura de
superá-los.
No seu coração há uma força capaz de ultrapassar o que às vezes parece impossível. Basta olhar sempre em frente, nunca abaixar os braços, e encher seu coração com muita coragem e determinação.
No seu coração há uma força capaz de ultrapassar o que às vezes parece impossível. Basta olhar sempre em frente, nunca abaixar os braços, e encher seu coração com muita coragem e determinação.
SAUDADE
A saudade é como o amor, nunca para de crescer, porque
aqueles que amamos fazem parte do que nós somos mesmo estando longe. Saudade de
vocês.
ATIVIDADE
Descreva em um parágrafo
como estão os estudos durante a pandemia, se está conseguindo responder as
atividades, se tem dificuldades, como é o acesso a internet.
Depois encaminhe pra mim,
por meio do Whats App, colocando seu nome, turma e turno.
Whats App 77
98802-8564 - Railda Cabral
Aguardo suas inquietações e
sugestões.
LPLB-SILVIO-2º ANO
LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
|
SEMANA
DE 27 A 31 DE JULHO DE 2020
|
Atividade:
I.
Faça a leitura do conceito de Poema:
Poema
O poema pertence à esfera literária e se
caracteriza pela liberdade de composição, ou seja, não há nenhuma restrição
quanto à forma e ao conteúdo. Nesse gênero, a linguagem desempenha um papel
importante, porque o poeta explora os recursos formais e de estilo para
expressar sua maneira de ver, sentir e recriar o mundo. O poema circula
principalmente em livros, jornais e revistas, tanto impresso como em meios
digitais.
No
mundo há muitas armadilhas
No
mundo há muitas armadilhas
e
o que é armadilha pode ser refúgio
e
o que é refúgio pode ser armadilha
Tua
janela por exemplo
aberta
para o céu
e
uma estrela a te dizer que o homem é nada
ou
a manhã espumando na praia
a
bater antes de Cabral, antes de Tróia
(há
quatro séculos Tomás Bequimão
tomou
a cidade, criou uma milícia popular
e
depois foi traído, preso, enforcado)
No
mundo há muitas armadilhas
e
muitas bocas a te dizer
que
a vida é pouca que a vida é louca
E
por que não a Bomba? te perguntam.
Por
que não a Bomba para acabar com tudo,
já
que a vida é louca?
Contudo,
olhas o teu filho,
o
bichinho que não sabe
que
afoito se entranha à vida e quer
a
vida e busca o sol, a bola, fascinado
vê
o avião e indaga e indaga
A
vida é pouca a vida é louca
mas
não há senão ela.
E
não te mataste, essa é a verdade.
Estás
preso à vida como numa jaula.
Estamos
todos presos nesta jaula
que
Gagárin foi o primeiro a ver de fora
e
nos dizer: é azul.
E
já o sabíamos, tanto que não te mataste
e
não vais te matar e aguentarás até o fim.
O
certo é que nesta jaula há os que têm
e
os que não têm há os que têm tanto
que
sozinhos poderiam alimentar a cidade
e
os que não têm nem para o almoço de hoje
A
estrela mente o mar sofisma.
De
fato, o homem está preso à vida
e
precisa viver o homem tem fome
e
precisa comer o homem tem filhos
e
precisa criá-los
Há
muitas armadilhas no mundo
e
é preciso quebrá-las.
Disponível
em:
Acesso
em: 22 jun. 2020.
II.
Responda as questões abaixo.
01.
Qual o tema desse poema?
02.
Explique os seguintes versos: “No mundo há muitas armadilhas/e o que é
armadilha pode ser refúgio/e o que é refúgio pode ser armadilha.”
03.
Que palavra é utilizada no poema como metáfora para o planeta Terra?
Justifique sua resposta com versos do poema.
04.
Extraia do poema a estrofe em que o eu lírico aborda as desigualdades
sociais.
05.
Leia os versos a seguir: “O certo é que nesta jaula há os que têm e os que
não têm há os que têm tanto que sozinhos poderiam alimentar a cidade e os que
não têm nem para o almoço de hoje.” Qual a relação desses versos com o
momento atual de isolamento na pandemia?
|
Onde encontro o conteúdo
|
Objetivo Compreender a
função social dos poemas, por meio da identificação de suas características
estruturais e sonoras, condições de elaboração e recepção.
|
Retorno da AtividadeDeixe
um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e
registrando sua presença e participação.
|
Assinar:
Postagens (Atom)
Olá!
Olá! Sou Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...
-
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 03 a 07 DE AGOS...
-
Colégio Estadual Florestal: _______/_______/__________ Educador: Erivelto Oliveira Santos I Unidade Série: 2° Ano ...
-
Colégio Estadual Florestal: ___ /___ /______ Educador: Erivelto Oliveira Santos I Unidade Eixo: VII ...