COLÉGIO
ESTADUAL FLORESTAL
professor:
Silvio LPLB Data: _____/_____/______
Aluno:
__________________________________ SÉRIE /TURMA: _1º Ano_________
EXERCÍCIOS SOBRE LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, LÍNGUA E FALA
Área do
Conhecimento: LINGUAGENS
|
|
Semana: 08 a 12 de junho de 2020
|
Língua
Portuguesa
|
Tema: Denotação
e Conotação
|
|
Atividade
|
1) Ouça a música e/ou leia a letra transcrita abaixo, que é o
samba-enredo que a Beija-Flor
apresentou no Carnaval de 2018.
2) Em seguida, explique o tema abordado no samba-enredo e depreenda do
texto palavras-chave que contribuem para a identificação do tema. Antes,
pesquise em dicionário ou na internet o vocabulário que você ainda não
conhece. Registre essas palavras em seu caderno.
3) Descreva o sentido comum da palavra
“monstro”.
4) Agora, conheça parte do contexto de produção do samba-enredo:
“O enredo de 2018 surgiu através da ideia
do coreógrafo da comissão de frente Marcelo Missailidis. O artista contou que
a escola utilizou o romance de terror Frankenstein, de autoria de Mary
Shelley, que completa 200 anos em 2018, para traçar semelhanças com o momento
vivido pelo Brasil e seu povo.”
5) Registre no seu caderno, após consulta ao livro didático e/ou internet, o conceito de denotação e conotação.
6) Defina se o termo “monstro”, dentro do contexto do samba-enredo, está
empregado no sentido denotativo ou conotativo. Justifique sua resposta
trazendo o valor semântico do termo no discurso do eu lírico.
7) Infira o efeito de sentido produzido no texto a partir da aproximação
da relação entre Dr. Viktor Frankestein e sua criatura com a relação entre o
Brasil e seu povo. Aproveite para explicitar a crítica implícita no discurso do eu
lírico.
8) Reconheça de que forma os fatores de texto e textualidade se
articulam no texto em estudo.
|
Onde encontro o conteúdo
|
O texto está
reproduzido na próxima página. A música pode ser vista e ouvida pelo YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=Q1fn4pZZAsU
|
Objetivo
|
- Compreender os conceitos de “denotação” e
“conotação”.
|
Retorno da atividade
|
Deixe um
comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e
registrando sua presença e participação.
|
MÚSICA
Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar
(Os
Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)
Oh pátria amada,
por onde andarás? Seus filhos já não aguentam mais!
Você
que não soube cuidar Você que negou o amor Vem aprender na Beija-Flor
Sou eu, espelho
da lendária criatura
Um monstro carente
de amor e de ternura O alvo na mira do desprezo e da segregação Do pai que
renegou a criação
Refém da intolerância
dessa gente Retalhos do meu próprio Criador Julgado pela força da ambição Sigo
carregando a minha cruz
À procura de uma
luz, a salvação!
Estenda a mão, meu
senhor Pois não entendo tua fé
Se ofereces com
amor Me alimento de axé
Me chamas tanto de irmão
E me abandonas ao léu Troca um pedaço de pão Por um pedaço de céu
Ganância veste
terno e gravata Onde a esperança sucumbiu Vejo a liberdade aprisionada Teu
livro eu não sei ler, Brasil!
Mas
o samba faz essa dor dentro do peito ir embora Feito um arrastão de alegria e
emoção, o pranto rola Meu canto é
resistência no ecoar de um tambor
Vem
ver brilhar mais um menino que você abandonou
Nenhum comentário:
Postar um comentário