segunda-feira, 15 de junho de 2020

PROFESSOR SILVIO LPLB 1°ANO

COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
professor: Silvio          LPLB                                        Data: _____/_____/______

Aluno: __________________________________ SÉRIE /TURMA: _1º Ano_________


 

EXERCÍCIOS SOBRE LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, LÍNGUA E FALA



Área do Conhecimento: LINGUAGENS
Semana: 08 a 12 de junho de 2020
Língua Portuguesa
Tema: Denotação e Conotação












Atividade

1)      Ouça a música e/ou leia a letra transcrita abaixo, que é o samba-enredo que a Beija-Flor apresentou no Carnaval de 2018.
2)      Em seguida, explique o tema abordado no samba-enredo e depreenda do texto palavras-chave que contribuem para a identificação do tema. Antes, pesquise em dicionário ou na internet o vocabulário que você ainda não conhece. Registre essas palavras em seu caderno.
3)      Descreva o sentido comum da palavra “monstro”.
4)      Agora, conheça parte do contexto de produção do samba-enredo:
O enredo de 2018 surgiu através da ideia do coreógrafo da comissão de frente Marcelo Missailidis. O artista contou que a escola utilizou o romance de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completa 200 anos em 2018, para traçar semelhanças com o momento vivido pelo Brasil e seu povo.
5)      Registre no seu caderno, após consulta ao livro didático e/ou internet, o conceito de denotação e conotação.
6)      Defina se o termo “monstro”, dentro do contexto do samba-enredo, está empregado no sentido denotativo ou conotativo. Justifique sua resposta trazendo o valor semântico do termo no discurso do eu lírico.
7)      Infira o efeito de sentido produzido no texto a partir da aproximação da relação entre Dr. Viktor Frankestein e sua criatura com a relação entre o Brasil e seu povo. Aproveite para explicitar a crítica implícita no discurso do eu lírico.
8)      Reconheça de que forma os fatores de texto e textualidade se articulam no texto em estudo.

Onde encontro o conteúdo

O texto está reproduzido na próxima página. A música pode ser vista e ouvida pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Q1fn4pZZAsU
Objetivo
- Compreender os conceitos de “denotação” e “conotação”.


Retorno da atividade

Deixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.

MÚSICA

Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar

(Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)


Oh pátria amada, por onde andarás? Seus filhos já não aguentam mais!
Você que não soube cuidar Você que negou o amor Vem aprender na Beija-Flor

Sou eu, espelho da lendária criatura
Um monstro carente de amor e de ternura O alvo na mira do desprezo e da segregação Do pai que renegou a criação
Refém da intolerância dessa gente Retalhos do meu próprio Criador Julgado pela força da ambição Sigo carregando a minha cruz
À procura de uma luz, a salvação!

Estenda a mão, meu senhor Pois não entendo tua fé
Se ofereces com amor Me alimento de axé
Me chamas tanto de irmão E me abandonas ao léu Troca um pedaço de pão Por um pedaço de céu

Ganância veste terno e gravata Onde a esperança sucumbiu Vejo a liberdade aprisionada Teu livro eu não sei ler, Brasil!
Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora Feito um arrastão de alegria e emoção, o pranto rola Meu canto é resistência no ecoar de um tambor
Vem ver brilhar mais um menino que você abandonou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...