segunda-feira, 15 de junho de 2020

PROFESSOR SILVIO- LPLB- 1ºANO


COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
professor: Silvio              LPLB                                 Data: _____/_____/______

Aluno: ___________________________________ SÉRIE /TURMA: _1º Ano_________


 
Área do Conhecimento: LINGUAGENS
Semana: 15 a 19 de junho de 2020
Língua Portuguesa
Tema: Interpretação Textual












Atividade
Leia o texto e, em seguida, responda no caderno as atividades propostas. Se tiver acesso à internet também pode assistir o vídeo e ouvir a música “Só Os Loucos Sabem” de Charlie Brown Jr. 

Música SÓ OS LOUCOS SABEM 
Charlie Brown Jr.

Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião
E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Toda positividade eu desejo a você
Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda, eu quero morar na sua rua
Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade
Agora eu sei exatamente o que fazer
Vou recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Disponível em: https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/1554240.  Acesso em: 31 mar. 2020
Responda as questões a seguir, a partir da leitura música “Só Os Loucos Sabem”    acima.

1. O texto lido é:
(A) uma notícia.
(B) uma reportagem.
(C) uma letra de música
(D) uma crônica de jornal.
(E) um poema social.

2.   Analise as afirmativas:
I. O texto inicia com o autor falando na primeira pessoa do singular.
II. A palavra “loucos” é um adjetivo no contexto em que aparece.
III. A palavra “medo” (verso 22) é um substantivo.

A alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
(A) I, II e III    
(B) I e II    
(C) II e III    
(D) I e III    
(E) I

3.   Podemos conceituar “loucos” nessa música como:
(A) alguém que supera limites.   
(B) alguém que precisa tratamento psicológico.
(C) alguém muito feliz. 
(D) alguém muito paranoico. 
(E) alguém que tem uma boa opinião.

4.   A palavra “guerra” está no sentido de:
(A) conflito    
(B) percepção     
(C) harmonia    
(D) paz    
(E) invasão

Onde encontro o conteúdo

Se tiver acesso à internet, acesse o vídeo ao vivo de Charlie Brown Jr.  Só os Loucos Sabem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JRJj4zprvM.  Acesso em:  14 abr. 2020.
Objetivo
Trabalhar estratégias e recursos expressivos utilizados pelo autor no processo de construção do texto e os efeitos de sentido decorrentes de sua utilização.


Retorno da atividade

Deixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...