terça-feira, 1 de setembro de 2020

ARTES- MARCIA CRISTINA-1º ANO

  

  Atividade nº13 do Período de Quarentena

Arte Circense

Assistam à aula no link - https://www.youtube.com/watch?v=3ImNTISl1d8 e

https://youtu.be/e4HG9vDlJpo?t=11 e acompanhe nossa apostila.

 

Circo Tradicional e Contemporâneo

O Circo Tradicional é Aquele que Segue a Tradição de Ponta e é Formado Por Famílias, os Filhos Crescem no Ambiente Circense e Alí São Ensinados Pelos Pais.

A origem do circo é controversa.

Alguns estudiosos afirmam que o circo surgiu na Grécia Antiga e no Império Egípcio, onde já haviam animais domados. Os Jogos Olímpicos, que começaram por volta do século 8 a.C. (antes de Cristo), contavam com números circenses. Nos anos 70 a.C., em Pompéia, no Império Romano, havia um anfiteatro usado nas exibições de habilidades incomuns.

 

Mas há quem diga que as práticas circenses se originaram na China, onde foram encontradas pinturas de quase 5.000 anos em que aparecem acrobatas, equilibristas e contorcionistas, onde os guerreiros utilizavam a acrobacia como uma forma de treinamento.

A versão do circo que conhecemos - com picadeiro, lona, desfile de animais - é recente e foi criado pelo oficial inglês da cavalaria britânica Philip Astley, por volta de 1770, na época, ele montou um espetáculo eqüestre que contava com saltadores e palhaços.

 

Voltando um pouco na história, é importante mencionar a influência da ex-União Soviética.

Em 1921, o novo governo soviético resolve criar uma escola de circo e convidam o prestigiado diretor de teatro Vsevolod Meyherhold para dirigi-la. O contato entre os tradicionais do circo e a vanguarda do teatro resulta na criação de uma escola que coloca o circo num patamar de arte.

Dança clássica e teatro  fazem parte do currículo e é criada uma forma de espetáculo com temas e uma apresentação inteiramente novas. São criados novos aparelhos, diretores são chamados para dirigir os espetáculos, músicos fazem composições especiais e sob medida. Atualmente, paralelamente aos circos itinerantes e tradicionais, a arte circense também se aprende em escolas.

Por uma mudança de valores, muitos artistas de circo colocaram seus filhos para estudar e fazer curso universitário. As novas gerações estão trabalhando mais na administração dos circos do que no picadeiro.

Surge então um novo movimento, chamado de Circo Contemporâneo.

Não há uma data precisa do seu surgimento, mas pode-se dizer que o movimento começou no final dos anos 70, em vários países simultaneamente.

Em 1982, surge em Quebec o “Club des Talons Hauts”, grupo de artistas em pernas de pau, malabaristas e pirofagistas.

É esse grupo que em 1984 realiza o primeiro espetáculo do “Cirque du Soleil”. Em decorrência do grande sucesso no Canadá, eles recebem apoio do governo para a primeira turnê nos Estados Unidos. A segunda turnê, em 1990, é vista por 1.300.000 espectadores no Canadá e excursiona por 19 cidades americanas.

Surge a grande empresa de espetáculos, que atualmente está em cartaz com oito shows diferentes no mundo, em três continentes, com mais de 700 artistas contratados, o Cirque du Soleil.

 

Atividade

 

1.      Após assistir ao vídeo responder as questões abaixo:

a)      Pesquisar uma das companhias circenses abaixo a fim de compreender como elas funcionam, como podemos entrar numa delas. São: Cirque du Soleil, Circus Oz, Circo de Moscou, Circo Gran Fele, Circo Stankowich, Teatro de Anônimos, Acrobáticos Fratelli,   Circo Zanini, Nau de Ícaros, etc. Identifique o perfil dessas companhias, qual o repertório? Que técnicas circenses desenvolvem? E se desenvolvem apresentações que envolvem artes visuais, dança, música e teatro em suas apresentações?

b)      Agora vamos descobrir 3 escolas de circo em nosso país? Quais cursos oferecem? Se quiser entrar numa dessas escolas o que precisaria como pré-requisito?

c)      Sobre o circo de tradição familiar... O que significa isso? A que se deve o quase desaparecimento do circo-família? Por que no passado e ainda hoje encontramos quem diz que “gente de circo não presta”? Alguma família circense radicada em sua cidade? Como fazer para que o circo família seja reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial?

 

2.      Pesquise sobre como está sendo esse período de Pandemia para os artistas circenses e quais são as alternativas de sobrevivência que os mesmos estão utilizando para superar a crise causada pelo COVID 19. Com as informações crie um pequeno texto sobre a temática. https://youtu.be/e4HG9vDlJpo?t=11



Bons estudos!

Deixe de palhaçada e use a máscara!




 

 




Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...