COLÉGIO
ESTADUAL FLORESTAL
professor:
Silvio LPLB Data: _____/_____/______
Aluno:
____________________________________ SÉRIE /TURMA: _2º Ano_________
Área do Conhecimento:
LINGUAGENS
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Semana: 14 a 19 de junho de
2020
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Língua
Portuguesa
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Atividade
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Sabemos que existem dez classes
gramaticais na língua portuguesa. Que tal montar um jogo dessas classes sobre
o tema COVD19? Vamos lá?
Primeiro,
vamos revisar as dez classes gramaticais da língua portuguesa. São elas:
VERBO; INTERJEIÇÃO;PRONOME; ADVERBIO; ARTIGO ADJETIVO; PREPOSIÇÃO; NUMERAL; CONJUNÇÃO SUBSTANTIVO;
Disponível
em: <http://linguadosabia.blogspot.com/2014/03/musica-para-
aprender-classes-de-palavras.html>Acesso
em: 02.abr. 2020.
1.
Monte um tabuleiro para o jogo. Para isso, você vai precisar de:
a)
Um papel grande ou papelão, cartolina, o que tiver em casa;
b)
Tesoura;
c)
Lápis de cor ou caneta colorida, se não tiver, pode ser lápis ou caneta de
cores diferentes;
d)
Dado;
e)
Tampinhas de garrafa ou algo que possa marcar a posição no tabuleiro;
2.
Crie seu tabuleiro com papelão, papel ou cartolina da seguinte forma:
Disponível
em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/120/jogos-de-tabuleiro-por-todos-os-lados>Acesso em: 02 abr. 2020.
Agora
escolha cinco casas com posições aleatórias e depois faça os seguintes
desenhos sobre “os cuidados que devemos ter para se prevenir contra o “Coronavírus”;
Disponível
em: <https://coronavirus.saude.gov.br/> Acesso em: 02.abr. 2020.
Pronto, agora é só jogar com os familiares em
casa, pois estamos em período de isolamento social. #fiqueemcasa
Instruções
do JOGO:
Objetivo: Chegar à casa
mais próxima do gênio da lâmpada para fazer três pedidos.
Regras:
No início da partida, todos ficam posicionados na lâmpada mágica. Na sua vez,
jogue o dado ou veja a soma dos dedos (como explicado anteriormente) e anda
até a próxima casa que tenha o número sorteado. Algumas casas têm as ações
que devemos ter para nos prevenir contra o COVID 19. Se o participante caiu
em uma delas, deve criar uma frase, usando a classe gramatical indicada na
tabela abaixo.
Se acertar,
tem direto a avançar mais duas casas, se não acertar, perde a vez e volta uma
casa. O vencedor é aquele que chegar primeiro à última casa, perto do gênio
da lâmpada. Como prêmio, ele pode fazer três pedidos que não envolvam bens
materiais e que serão atendidos pelos outros jogadores.
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Participantes:
De dois a seis.
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Tabela
para a criação de frase, conforme os desenhos:
Desenho
1 – Crie uma frase com base no desenho, usando preposição.
Desenho
2 – Crie uma frase com base no desenho, usando conjunção.
Desenho
3 – Crie uma frase com base no desenho, usando substantivo.
Desenho
4 – Crie uma frase com base no desenho, usando advérbio.
Desenho
5 – Crie uma frase com base no desenho, usando verbo.
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Onde
encontro o conteúdo
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O conteúdo gramatical pode ser encontrado
em gramáticas ou em livros didáticos. Existem alguns sites, caso tenha acesso
à internet. Segue uma dica para você, acesse o link:
Disponível
em: <https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/>
Acesso em: 02 abr. 2020.
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Objetivo
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Empregar as classes gramaticais
de forma coerente e coesa.
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Retorno da atividade
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Deixe um comentário na postagem
desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e
participação.
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Possíveis respostas:
1.
Lave as mãos com água e sabão ou
use álcool em gel. (Preposição)
2.
Cubra o nariz e
boca ao espirrar ou tossir. (Conjunção)
3.
Evite aglomerações
se estiver doente. (Substantivo)
4.
Mantenha os ambientes bem
ventilados. (advérbio)
5.
Não compartilhe
objetos pessoais. (Verbo)
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