segunda-feira, 15 de junho de 2020

PROFESSOR SILVIO-LPLB- 2ºANO


COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
professor: Silvio                LPLB                                        Data: _____/_____/______

Aluno: ____________________________________ SÉRIE /TURMA: _2º Ano_________

 

Área do Conhecimento:
                                                  LINGUAGENS
Semana: 14 a 19 de junho de 2020
Língua Portuguesa



















Atividade
Sabemos que existem dez classes gramaticais na língua portuguesa. Que tal montar um jogo dessas classes sobre o tema COVD19? Vamos lá?
Primeiro, vamos revisar as dez classes gramaticais da língua portuguesa. São elas:
    
  VERBO; INTERJEIÇÃO;PRONOME; ADVERBIO; ARTIGO ADJETIVO; PREPOSIÇÃO; NUMERAL; CONJUNÇÃO SUBSTANTIVO; 

Disponível em: <http://linguadosabia.blogspot.com/2014/03/musica-para- aprender-classes-de-palavras.html>Acesso em: 02.abr. 2020.

1. Monte um tabuleiro para o jogo. Para isso, você vai precisar de:
a) Um papel grande ou papelão, cartolina, o que tiver em casa;
b) Tesoura;
c) Lápis de cor ou caneta colorida, se não tiver, pode ser lápis ou caneta de cores diferentes;
d) Dado;
e) Tampinhas de garrafa ou algo que possa marcar a posição no tabuleiro;


2. Crie seu tabuleiro com papelão, papel ou cartolina da seguinte forma:

Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/120/jogos-de-tabuleiro-por-todos-os-lados>Acesso em: 02 abr. 2020.
Agora escolha cinco casas com posições aleatórias e depois faça os seguintes desenhos sobre “os cuidados que devemos ter para se prevenir contra o “Coronavírus”;
            

       
          
Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>   Acesso em: 02.abr. 2020.

Pronto, agora é só jogar com os familiares em casa, pois estamos em período de isolamento social. #fiqueemcasa

Instruções do JOGO:

Objetivo: Chegar à casa mais próxima do gênio da lâmpada para fazer três pedidos.

Regras: No início da partida, todos ficam posicionados na lâmpada mágica. Na sua vez, jogue o dado ou veja a soma dos dedos (como explicado anteriormente) e anda até a próxima casa que tenha o número sorteado. Algumas casas têm as ações que devemos ter para nos prevenir contra o COVID 19. Se o participante caiu em uma delas, deve criar uma frase, usando a classe gramatical indicada na tabela abaixo.
Se acertar, tem direto a avançar mais duas casas, se não acertar, perde a vez e volta uma casa. O vencedor é aquele que chegar primeiro à última casa, perto do gênio da lâmpada. Como prêmio, ele pode fazer três pedidos que não envolvam bens materiais e que serão atendidos pelos outros jogadores.
·       Participantes: De dois a seis.

·       Tabela para a criação de frase, conforme os desenhos:

Desenho 1 – Crie uma frase com base no desenho, usando preposição.
Desenho 2 – Crie uma frase com base no desenho, usando conjunção.
Desenho 3 – Crie uma frase com base no desenho, usando substantivo.
Desenho 4 – Crie uma frase com base no desenho, usando advérbio.
Desenho 5 – Crie uma frase com base no desenho, usando verbo.


Onde encontro o conteúdo
O conteúdo gramatical pode ser encontrado em gramáticas ou em livros didáticos. Existem alguns sites, caso tenha acesso à internet. Segue uma dica para você, acesse o link:

Disponível em: <https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/> Acesso em: 02 abr. 2020.

Objetivo
Empregar as classes gramaticais de forma coerente e coesa.

Retorno da atividade

Deixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.

·         Possíveis respostas:

1.       Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. (Preposição)
2.       Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. (Conjunção)
3.       Evite aglomerações se estiver doente. (Substantivo)
4.       Mantenha os ambientes bem ventilados. (advérbio)
5.       Não compartilhe objetos pessoais. (Verbo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...