Atividade nº10 do Período de Quarentena
História
Após assistirem atentamente ao vídeo, sugiro que façam anotações dos aspectos mais importantes e de suas dúvidas sobre o conteúdo.
Segue aula no link https://www.youtube.com/watch?v=ggP6KHybXSY
1. Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.
Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
a) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
b) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
c) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
2. A imagem abaixo é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574.
Apesar do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, e eram as capitanias de:
a) São Vicente e Bahia.
b) Pernambuco e Maranhão.
c) Espírito Santo e Porto Seguro.
d) Rio Grande e Ceará.
e)
São Vicente e Pernambuco.
3. No século XV, a disputa pelo controle das possessões ultramarinas causou desentendimentos entre as coroas portuguesa e espanhola. Leia as assertivas abaixo relativas a esse contexto.
I - Em 1493, o Papa Alexandre VI emitiu a Bula Inter Coetera, por meio da qual definia-se uma linha imaginária de 100 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde, no Atlântico; as terras a leste pertenceriam a Portugal, e as terras a oeste seriam espanholas.
II - Em 1494, o Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha, ampliava de 100 para 370 léguas os limites geográficos estabelecidos pela Bula Inter Coetera.
III - O Tratado de Tordesilhas assegurou a Portugal uma faixa territorial da futura América, garantindo importantes pontos para as navegações no Atlântico sul.
***Assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as assertivas são verdadeiras.
b) Todas as assertivas são falsas.
c) Somente a assertiva II é verdadeira.
d) Somente as assertivas I e II são verdadeiras.
e) Somente as assertivas II e III são verdadeiras.
4. Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo." (Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)
a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?
5. Releiam as páginas 52 a 55 do nosso livro didático e escrevam quais eram os direitos e os deveres de cada donatário no Brasil colonial.
6. Antes da chegada dos portugueses às terras americanas,
a) havia dois grupos étnicos habitando a região hoje chamada Brasil: os Tupis e os Tapuias.
b) falavam-se alguns poucos dialetos, variantes de uma mesma língua geral, o Nheengatu, apesar de existir um grande número de grupos indígenas.
c) havia uma só sociedade indígena vivendo em harmonia, igualitarismo e paz; desconhecia-se a violência da guerra, trazida para cá pelos europeus.
d) uma variedade de comunidades nativas, etnicamente diferentes, espalhava-se pelo território da futura América portuguesa.
7. (IFBA 2018) No processo de colonização, os capitães donatários tinham alguns direitos oferecidos pela coroa portuguesa: podiam escravizar e vender até 24 índios por ano, direito sobre a morte de escravos, gentios e homens livres de menor qualidade. Podiam, em alguns casos, deportar (degredo) colonos sem apelação ao rei. O senhor donatário, como grande proprietário de terras (latifundiário), podia também ceder pedaços de terra para outros colonos desenvolverem plantações e podiam ainda deter o comando militar e o direito de alistar colonos e formar milícias.
Com base nesse texto, qual questão é a certa?
a) Os capitães donatários tinham tarefas voltadas para a segurança interna (contra os indígenas não submetidos) e externa da colônia (contra invasores europeus); monopolizavam o controle da terra, o que produzia uma distribuição de acesso à terra desigual; e eram os responsáveis pela organização da produção das matérias primas brasileiras, voltadas para a exportação.
b) Esse texto revela que o Rei em nada mandava na administração colonial portuguesa. Os verdadeiros governantes eram os capitães donatários.
c) Os capitães donatários eram homens da pequena fidalguia portuguesa ou mesmo da nascente burguesia. Eram homens ávidos por lucros e por subir na vida. Por isso o sistema de capitania hereditária falhou, afinal eles não se preocuparam com o sistema como um todo, mas com seu próprio enriquecimento, deixando de lado as tarefas de representantes da coroa.
d) As violências acima descritas inviabilizaram a continuidade das capitanias, já que as pessoas não queriam se subordinar a indivíduos com tamanho poder.
e) O fato de poderem conceder terras para outros sesmeiros gerou uma política de acesso à terra que beneficiou portugueses pobres que habitavam o Brasil.
Bons estudos!