Colégio Estadual Florestal,
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Educadora: Márcia Cristina I Unidade Série: 2º Ano ______ Turno : ________
Educandos:_________________________________________________________________
Atividade
nº 7 do Período de Quarentena
Sociologia
Após
assistirem atenta mente aos vídeos abaixo, sugiro que façam primeiro, um mapa
mental, relendo o texto base do livro e depois sigam com a resolução das
atividades abaixo.
Segue os
links das vídeo aulas!
Atividade 1- Em sua 11.ª tese sobre Feuerbach, Karl Marx
(1818-1883) afirma que “Os Filósofos até hoje interpretaram o mundo, cabe agora
transformá-lo”. Muitos marxistas interpretaram mal a frase de Marx e abandonaram
livros, teoria e partiram para a prática, negligenciando o significado da noção
de práxis em Marx. Nesse sentido, tem-se que
a) a tese
marxista estimulava a prática e não a teoria, já que a ideia de práxis
privilegia o fazer em detrimento do pensar, o que levaria à condenação da
filosofia como teoria pura.
b) a noção de
práxis em Marx exige que a filosofia sempre permaneça nos limites do
conhecimento teórico, pois a práxis humana deve ser conduzida por peritos
técnicos e não por filósofos.
c) a idéia de
práxis em Marx foi desvirtuada por aqueles que não perceberam que existe uma
ruptura entre teoria e prática, e que o trabalho intelectual deve prevalecer
sobre o trabalho manual.
d) a tese
marxista criticava a filosofia por não favorecer uma práxis revolucionária na
qual toda prática suscita a reflexão, que por sua vez vai incidir sobre a
prática reorientando uma ação transformadora.
2. Karl Marx, mediante análise dos mecanismos
econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos,
políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista.
Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão
corretas, exceto a:
a) O Marxismo
defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada,
deixando ao Estado a administração das empresas públicas.
b) Para Marx,
a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia.
c) Para a
Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades
econômicas e sociais.
d) O
Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o
proletariado.
3. A respeito do materialismo histórico de Karl
Marx, verifica-se que é uma
a) teoria da
história que analisa o processo real e concreto, enfatizando o modo de produção
e reprodução dos bens materiais necessários para a sobrevivência humana e que
passa a ser determinada pela luta de classes em determinadas sociedades.
b) concepção
que considera que a matéria é a origem do universo e da sociedade, e que ela
muda historicamente transformando o homem e a natureza, sendo por isso que Marx
intitulou essa concepção com a junção das palavras materialismo e história.
c) concepção
da história que defende que o processo histórico é determinado exclusivamente
pelos interesses econômicos e materiais, sendo devido a isso que Marx atribuiu
o nome “materialismo” à sua concepção em oposição ao “idealismo”, que defende
que as pessoas perseguem seus ideais.
d) concepção
historicista que compreende que a única ideologia válida é o materialismo
originado com o iluminismo e aperfeiçoado por Augusto Comte, sendo a
divergência de Marx com esses antecessores apenas política, já que ele propunha
uma concepção revolucionária diferentemente deles.
4. Em 1848, foi editada uma obra de Karl Marx
e Friedrich Engels em que os autores difundiram as bases políticas e
ideológicas da chamada “Luta de Classes.” Trata-se do livro:
a)
A Origem da Família, da Propriedade e
do Estado, que definiu o conceito de comunismo.
b)
Manifesto do Partido Comunista, no
qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para implantar o
socialismo na Rússia por meio de uma revolução.
c)
Manifesto do Partido Comunista, no
qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para derrubar a
burguesia e o capitalismo, por meio de uma revolução.
d)
A Origem da Família, da Propriedade e
do Estado, que definiu o conceito de comunas e soviets.
e)
18 Brumário, obra que retrata o
retorno do sistema imperial na França após o Governo do Diretório.
5. Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o
homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação
impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza. Marx,
Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.
Partindo das
concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.
a)
A concepção de trabalho coletivo, exterior ao ser
humano, atividade criativa e autocriativa, que transforma o indivíduo e a
natureza, no intuito de satisfazer as necessidades individuais e sociais, não
pode ser vinculado ao conceito de práxis concebido por Karl Marx.
b)
A sedentarização levou a primeira divisão do
trabalho: a divisão técnica. Posteriormente, com o avanço das forças
produtivas, ela foi substituída pela divisão sexual e, mais adiante, pela
divisão social.
c)
Na visão marxiana, a luta de classes não se refere
de nenhuma forma ou grau ao trabalho enquanto atividade social que satisfaz as
necessidades coletivas e socializa os indivíduos.
d)
Toda atividade relacionada com o trabalho está
desvinculada das relações de produção e independe do desenvolvimento das forças
produtivas.
e)
Na luta pela sobrevivência ou na busca por
controlar os recursos naturais, a história da humanidade sempre esteve ligada
ao trabalho.
6. É a condição material dos
indivíduos que determinaria os demais aspectos de sua vida. A importância dada
por Marx a esse quesito de nossas vidas é justificada, segundo sua teoria, em
razão do impacto que a situação econômica de um sujeito tem em sua trajetória
de formação.
Essa linha de pensamento é chamada de:
a) Evolucionismo material.
b) Capitalismo selvagem.
c) Contratualismo.
d) Materialismo histórico.
7. Para Marx e Engels
“A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de
classes”. A clássica afirmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de
Marx e Engels, apresenta a definição dos autores para como ocorrem, em
sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva,
denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é
marcada:
A) pelo acordo
B) pela solidariedade
C) pela concorrência
D) pelo antagonismo
E) pela cooperação
8.(ENEM/2013) Na produção social que
os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e
independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um
estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A
totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade —
fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica,
e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social. MARX, K.
Prefácio à Crítica da economia política. In: MARX, K.; ENGELS, F.Textos 3. São
Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado).
Para o autor, a relação entre economia
e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:
a) o proletariado seja contemplado
pelo processo de mais-valia.
b) o trabalho se constitua como o
fundamento real da produção material.
c) a consolidação das forças
produtivas seja compatível com o progresso humano.
d) a autonomia da sociedade civil seja
proporcional ao desenvolvimento econômico.
e) a burguesia revolucione o processo
social de formação da consciência de classe.
9. O dinheiro alterou enormemente as
relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade,
atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista.
Com base nos conhecimentos sobre os
estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as
explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.
a) A mercantilização das relações de
produção e de reprodução, por intermédio do dinheiro, possibilita a
desmistificação do fetichismo da mercadoria.
b) Enquanto mediação da relação
social, o dinheiro demonstra as particularidades das relações entre indivíduos,
como as políticas e as familiares.
c) O dinheiro tem a função de revelar
o valor de uso das mercadorias, ao destacar a valorização diferenciada entre os
diversos trabalhos.
d) O dinheiro é um instrumento técnico
que facilita as relações de troca e evidencia a exploração contida no trabalho
assalariado.
e) O dinheiro caracteriza-se por sua
capacidade de expressar um valor genérico equivalente, intercambiável por
qualquer outro valor.
10.
Assistam ao filme Jovem Karl Marx
https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y e façam uma sinopse de do máximo 10 linhas
sobre a obra.
As
equipes que ficaram sem apresentar o trabalho sobre a entrevista, não se
preocupem!
Iremos
marcar nova data para concluirmos em breve!
#Fiquem em casa e bons estudos!
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