segunda-feira, 13 de julho de 2020

SOCIOLOGIA-MARCIA CRISTINA-1°ANO A MATUTINO E VESPERTINO


Colégio Estadual Florestal, ___/___/____
Educadora: Márcia Cristina               I Unidade             Série: 1º Ano ______       Turno : ________
Educandos:_________________________________________________________________

Atividade nº 7 do Período de Quarentena
 Sociologia


Após assistirem atenta mente aos vídeos abaixo, sugiro que façam primeiro, um mapa mental, relendo o texto base do livro e depois sigam com a resolução das atividades abaixo.


Segue os links das vídeo aula https://youtu.be/TuMJR2EptG0








  
1. A sociologia pode interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é:
 a) ( ) o povo                   b) ( ) o Estado                        c) ( ) a nação                                  d) ( ) a sociedade

2.  Observe as três fotografias a seguir.
Cada uma delas retrata uma situação típica da nossa sociedade.
 
a)      A imagem 1 apresenta símbolos que representam o processo de organização do ser humano em sociedade, identifique-os.
b)      Observe a imagem 2.  Quais padrões de comportamento a imagem sugere?
c)      Observe a imagem 3. Quais são as intervenções humanas presentes?
d)      Qual das imagens podemos considerar um tipo de socialização primária e qual podemos dizer que seria uma socialização secundária? Justifique.

 3. Para a Sociologia, ser um indivíduo humanizado significa:
A. Ser humano basicamente.
B. Fazer o bem a todas as pessoas.
C. Aprender a se comportar como um ser humano, por meio do processo de socialização.
D. Viver de acordo com os mandamentos de Deus.

4.     Diz respeito ou faz parte da sociabilidade:
A. A capacidade de comunicação e de aprender com outros seres humanos.
B. Os ensinamentos que recebemos da família.
C. Aquilo que aprendemos na escola.
D. O que é ensinado na Igreja.

5. Sobre o processo de socialização assinale a alternativa incorreta:
A. Um homem criado longe de outros seres de sua espécie é incapaz de se humanizar, não conseguindo desenvolver aptidões e reações que lhe deem identidade e possibilidade de interagir satisfatoriamente com seus semelhantes.
B. Um bebê humano, mesmo separado do seu grupo de origem, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em que estas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolvem de forma espontânea.
C. Para que um bebê humano se transforme em um homem propriamente dito, viver e se reproduzir como tal, é necessário um longo aprendizado, em que as gerações mais velhas transmitem às mais novas suas experiências e conhecimentos.
DO ser humano transmite suas experiências e visões de mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginário e do conhecimento humano.

6.      Ao longo da aula trabalhamos sobre o processo de socialização. Estabelecemos determinadas características dele, assim como as maneiras nas quais nós o experimentamos. Levando em conta as informações referidas e utilizando como inspiração a imagem aqui colocada, podemos compreender:
 
a) Para se converter num adulto responsável é preciso deixar para trás as ideias e pensamentos infantis, já que é necessário assumir outras responsabilidades.
b) O tipo de adulto que somos depende, em grande parte, do tipo de criação que tivemos quando criança, ou seja, os valores que aprendemos, as atividades que praticamos, as pessoas que conhecemos, etc.
c) Todos os adultos gostariam de se comportar como crianças, de maneira livre e sem respeitar as normas, mas não podem fazê-lo por coações externas que os obrigam a se comportar de outras maneiras.
d) Quando alcançamos a fase adulta, temos por finalizado o processo de socialização, tendo assim já assimilado e interiorizado todo o conhecimento social sobre as normas, valores, costumes, etc.

7.      Temos trabalhado o conceito de indivíduo e a sua relação com as sociedades tradicionais e as modernas ou industriais, no processo de definição daquilo que foi definido como individualidade. Observemos as próximas imagens:
 
Levando em conta o estudado e utilizando as imagens como ajuda, podemos afirmar que:
a) Nas sociedades modernas o indivíduo não tem chance de escolha nenhuma já que todas as pessoas respondem aos mesmos estereótipos.
b) A música, roupa e as aparências diferentes são expressões de uma liberdade maior que o indivíduo tem nas sociedades modernas.
c) Nas sociedades tradicionais as pessoas também podiam escolher variações nos seus estilos de vida, roupa, gostos e preferências, mas somente se pertenciam aos grupos sociais mais abastados.
d) A necessidade de construir uma identidade própria e diferente também existia nas sociedades tradicionais, só que as pessoas não tinham o direito de escolher.

8.      Explique melhor sobre a diferença entre o processo de socialização privada e pública.

9.      Produza um post nas suas redes sociais com alguma frase que represente seu pensamento sobre a vida em sociedade mesmo em tempos de isolamento e me marque ou tire um print e me envie no número (77) 98818-3903.

#Ficaemcasa
Tenham bons estudos e se tiver alguma dúvida nos procure!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...