segunda-feira, 22 de junho de 2020

LPLB -SILVIO-2º ANO


COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
professor: Silvio                        LPLB                                        Data: _____/_____/______

Aluno: ___________________________________________ SÉRIE /TURMA: _2º Ano___


Área do Conhecimento:
                                                  LINGUAGENS
22 a 26/06
Língua Portuguesa



















Atividade
Observe as informações a seguir:

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Há em Português palavras primitivas, palavras derivadas, palavras simples e palavras compostas.
Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra.
palavra. Ex.: pedra, flor.
Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra.
Ex.: pedreiro, floricultura.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
As palavras compostas podem ou não ter seus elementos ligados por hífen.

Como processos de formação de palavras, podemos citar:
1. Composição

Haverá composição quando se juntarem dois ou mais radicais para formar nova
palavra. Há dois tipos de composição: justaposição e aglutinação.

a) Composição por Justaposição: ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, ou seja, justapostos:

para-raios / corre-corre / guarda-roupa / passatempo / segunda-feira

b) Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que formam o composto aglutinam-se e pelo menos um deles perde sua integridade sonora: Aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto)

Pernalta (perna + alta), vinagre (vinho + acre)

2. Derivação por acréscimo de afixos
É o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética.
a) Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo. In--------feliz des----------leal

         prefixo + radical prefixo + radical
b) Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo. Feliz----mente leal------dade
radical + sufixo radical + sufixo
c) Parassintética: a palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por parassíntese formam-se principalmente verbos.
En-------trist-----ecer
prefixo + radical + sufixo
en--------tard-----ecer
prefixo + radical + sufixo
Outros tipos de derivação:
Há dois casos em que a palavra derivada é formada sem que haja a presença de afixos. São eles: a derivação regressiva e a derivação imprópria.
d) Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos.
e) Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois, alteração na forma, mas tão somente na classe gramatical.
Observe:
jantar (substantivo) deriva de jantar (verbo)

mulher aranha (o adjetivo aranha deriva do substantivo aranha)

Outros processos de formação de palavras:
Hibridismo: é a palavra formada com elementos oriundos de línguas diferentes.
automóvel (auto: grego; móvel: latim)
sociologia (socio: latim; logia: grego)
sambódromo (samba: dialeto africano; dromo: grego)

Fonte:<https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/estrutura-e-formacao-de-
palavras-ii.htm> Acesso em: 06 abr. 2020.


Atividade
VEJA A CHARGE E EM SEGUIDA RESPONDA EM SEU CADERNO
                            
1. A charge tematiza uma séria questão de súde pública em nosso país.
a) Qual é ela?
b) Que elementos da charge fazem referência a essa questão?
2. uma palavra usad na charge é fundamental para compreender a crítica feita por Dálcio. Qual é essa palavra e a que ela se refere, considerando o contexto em que ocorre?
a)  Como essa palavra foi criada?
b) De que forma o termo criado se relaciona à questão de saúde da charge?


Onde encontro o conteúdo
O conteúdo gramatical pode ser encontrado em gramáticas ou em livros didáticos. Existem alguns sites, caso tenha acesso à internet. Segue uma dica para você, acesse o link:

Fonte:<https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/estrutura-e-formacao-de-palavras-ii.htm> Acesso em: 06 abr. 2020.

Objetivo
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
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Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...