COLÉGIO
ESTADUAL FLORESTAL
professor:
Silvio LPLB Data: _____/_____/______
Área do Conhecimento:
LINGUAGENS
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22 a 26/06
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Língua
Portuguesa
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Atividade
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Observe
as informações a seguir:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Há em Português palavras primitivas, palavras derivadas,
palavras simples e palavras compostas.
Palavras primitivas: aquelas
que, na língua portuguesa, não provêm de outra.
palavra. Ex.: pedra, flor.
Palavras derivadas: aquelas que, na
língua portuguesa, provêm de outra palavra.
Ex.: pedreiro, floricultura.
Palavras simples: aquelas
que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas
que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
As palavras compostas podem ou não ter seus elementos ligados
por hífen.
Como processos de formação de palavras, podemos citar:
1. Composição
Haverá
composição quando se juntarem dois ou mais radicais para formar nova
palavra.
Há dois tipos de composição: justaposição e aglutinação.
a) Composição por Justaposição: ocorre quando os elementos que formam o composto são postos
lado a lado, ou seja, justapostos:
para-raios / corre-corre / guarda-roupa / passatempo /
segunda-feira
b) Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que formam o composto
aglutinam-se e pelo menos um deles perde sua integridade sonora: Aguardente
(água + ardente), planalto (plano + alto)
Pernalta (perna + alta), vinagre (vinho + acre)
2. Derivação por acréscimo de afixos
É o processo pelo qual se obtêm palavras
novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação
pode ser: prefixal, sufixal e parassintética.
a) Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo. In--------feliz
des----------leal
prefixo +
radical prefixo + radical
b) Sufixal (ou sufixação): a
palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo. Feliz----mente
leal------dade
radical + sufixo radical + sufixo
c) Parassintética: a
palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo.
Por parassíntese formam-se principalmente verbos.
En-------trist-----ecer
prefixo + radical + sufixo
en--------tard-----ecer
prefixo
+ radical + sufixo
Outros tipos de derivação:
Há dois casos em que a palavra derivada é formada sem que haja
a presença de afixos. São eles: a derivação regressiva e a derivação
imprópria.
d) Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva.
Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos.
e) Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida pela mudança de categoria
gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois, alteração na forma, mas
tão somente na classe gramatical.
Observe:
jantar (substantivo) deriva de jantar (verbo)
mulher aranha (o adjetivo aranha deriva do substantivo aranha)
Outros processos de formação de palavras:
Hibridismo: é a palavra formada com
elementos oriundos de línguas diferentes.
automóvel (auto: grego; móvel: latim)
sociologia (socio: latim; logia: grego)
sambódromo (samba: dialeto africano; dromo: grego)
Fonte:<https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/estrutura-e-formacao-de-
palavras-ii.htm> Acesso em: 06 abr. 2020.
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Atividade
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VEJA
A CHARGE E EM SEGUIDA RESPONDA EM SEU CADERNO
1.
A charge tematiza uma séria questão de súde pública em nosso país.
a)
Qual é ela?
b)
Que elementos da charge fazem referência a essa questão?
2.
uma palavra usad na charge é fundamental para compreender a crítica feita por
Dálcio. Qual é essa palavra e a que ela se refere, considerando o contexto em
que ocorre?
a) Como essa palavra foi criada?
b)
De que forma o termo criado se relaciona à questão de saúde da charge?
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Onde
encontro o conteúdo
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O
conteúdo gramatical pode ser encontrado em gramáticas ou em livros didáticos.
Existem alguns sites, caso tenha acesso à internet. Segue uma dica para você,
acesse o link:
Fonte:<https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/estrutura-e-formacao-de-palavras-ii.htm> Acesso em: 06
abr. 2020.
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Objetivo
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Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
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Retorno da atividade
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Deixe um comentário na postagem
desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e
participação.
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