segunda-feira, 22 de junho de 2020

LPLB-SILVIO- 3ºANO




COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL
professor: Silvio                        LPLB                                        Data: _____/_____/______

Aluno: _____________________________ SÉRIE /TURMA: _3º Ano_________


                                               Área do Conhecimento:
                                                  LINGUAGENS

Semana: 22 a 26 de junho de

LITERATURA

Tema: ROMANTISMO


Parte 1. Incialmente pesquise na internet ou em algum livro didático informações referentes ao Romantismo, como: conceito, autores, obras, características e fatos históricos.
Parte 2. Responda as questões a seguir com base no poema a seguir:

LEMBRANÇAS DE MORRER
                                                    Álvares de Azevedo
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro,
- Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh’alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade - é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade - é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas.
De ti, ó minha mãe, pobre coitada,
Que por minha tristeza te definhas!

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei. que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

Só tu à mocidade sonhadora
Do pálido poeta deste flores.
Se viveu, foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo.
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida.

Agora utilize o seu caderno para responder às questões abaixo:
a) O poema pertence a que geração romântica? Justifique sua resposta.
b) Como é dado o tratamento à mulher no poema?
c) Predomina no poema a subjetividade ou objetividade? Explique.
d) Destaque expressões no texto que evidenciam o escapismo romântico.
e) O que significa a morte para o poeta? Justifique.

Onde encontro
o conteúdo
Você pode encontrar este conteúdo nas seções de literatura dos livros didáticos.
Se tiver acesso à internet leia o texto indicado abaixo. Gerações do Romantismo no Brasil. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/geracoes-romantismo-brasil.htm>. Acesso em: 05 maio 2020.

Objetivo
 Identificar aspectos do Romantismo através da leitura e interpretação de textos produzidos neste período.



Retorno da atividade

Deixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...