COLÉGIO
ESTADUAL FLORESTAL
professor:
Silvio LPLB Data: _____/_____/______
Aluno:
_____________________________ SÉRIE /TURMA: _3º Ano_________
Área do Conhecimento:
LINGUAGENS
|
||||
Semana: 22 a 26 de junho de
|
LITERATURA
|
|||
Tema:
ROMANTISMO
|
||||
Parte 1. Incialmente
pesquise na internet ou em algum livro didático informações referentes
ao Romantismo, como: conceito, autores, obras, características e fatos
históricos.
Parte 2. Responda as
questões a seguir com base no poema a seguir:
LEMBRANÇAS DE MORRER
Álvares de Azevedo Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto, o poento caminheiro, - Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro; Como o desterro de minh’alma errante, Onde fogo insensato a consumia: Só levo uma saudade - é desses tempos Que amorosa ilusão embelecia. Só levo uma saudade - é dessas sombras Que eu sentia velar nas noites minhas. De ti, ó minha mãe, pobre coitada, Que por minha tristeza te definhas! Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, É pela virgem que sonhei. que nunca Aos lábios me encostou a face linda! Só tu à mocidade sonhadora Do pálido poeta deste flores. Se viveu, foi por ti! e de esperança De na vida gozar de teus amores. Beijarei a verdade santa e nua, Verei cristalizar-se o sonho amigo. Ó minha virgem dos errantes sonhos, Filha do céu, eu vou amar contigo! Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, À sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta - sonhou - e amou na vida.
Agora utilize o seu caderno para
responder às questões abaixo:
a) O poema
pertence a que geração romântica? Justifique sua resposta.
b) Como é dado o
tratamento à mulher no poema?
c) Predomina no
poema a subjetividade ou objetividade? Explique.
d)
Destaque expressões no texto que evidenciam o escapismo romântico.
e) O que
significa a morte para o poeta? Justifique.
|
||||
Onde encontro
o
conteúdo
|
Você pode
encontrar este conteúdo nas seções de literatura dos livros didáticos.
Se tiver acesso à
internet leia o texto indicado abaixo. Gerações do Romantismo no Brasil.
Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/geracoes-romantismo-brasil.htm>.
Acesso em: 05 maio 2020.
|
|||
Objetivo
|
Identificar aspectos do Romantismo através
da leitura e interpretação de textos produzidos neste período.
|
|||
Retorno da
atividade
|
Deixe um comentário na postagem
desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e
participação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário