Seguem atividades do professor Silvio 3º Ano (apenas matutino)
EXERCÍCIOS SOBRE ROMANTISMO E INTRODUÇÃO À SINTAXE
LITERATURA
1. Atualmente, o Romantismo guarda algumas diferenças em relação ao sentido original do termo. Como pode ser definido o Romantismo como Escola Literária?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais os três países europeus contribuíram conjuntamente para o surgimento do Romantismo?
________________________________________________________________
3. O que é uma geração? Quantas gerações houve no período romântico?
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________
4. Marque a alternativa que melhor completa as lacunas: A poesia romântica, didaticamente, é dividida em três fases: a primeira, ___ e ___; a segunda, conhecida como ___; a terceira com foco ___, também chamada de _____
a) ( ) Nacionalista e naturalista com foco no índio; gótica; político.
b) ( ) Naturalista e nacionalista; depressiva; nos costumes das pessoas.
c) ( ) Nacionalista e com foco na natureza; mal do século; realista, condoreira.
d) ( ) Indianista e nacionalista; mal do século; político, hugoana
e) ( ) N. D. A.
5. Uma das principais características do momento histórico do romantismo é:
a) ( ) abandono da fé e sentimento de emoção sobre a razão;
b) ( ) sentimentalismo e democracia, bem como liberalismo econômico;
c) ( ) valorização da ciência em detrimento da fé e da emoção;
d) ( ) crise econômica provocada pelos burgueses;
e) ( ) independência.
6. Não podem ser considerados como pertencentes ao romantismo:
a) ( ) individualismo / egoísmo / depressão;
b) ( ) solidão / morte / valorização da natureza;
c) ( ) heroísmo / idealização / nacionalismo;
d) ( ) volta ao passado / lugares exóticos / emoção sobre a razão;
e) ( ) racionalismo / razão sobre a emoção / mitologia;
7. Complete a cruzadinha:
1. Geração que tem como característica o individualismo e o sentimentalismo exacerbado. Os autores buscam escapar da morte, daí a característica do escapismo.
2. Aspecto do momento histórico que consistiu na substituição da mão-de-obra manufaturada por produção através de máquinas.
3.Valorização da história de cada país com retorno a um passado medieval, onde a nação exaltada era perfeita, com seus heróis nacionais: cavaleiros, desbravadores:
4. Um dos três países responsáveis pela criação do Romantismo na Europa;
5. Geração que valoriza o retorno ao racionalismo e é marcada pela liberdade e uma visão mais ampla da sociedade, nela os autores se envolvem nas campanhas sociais.
6. Geração que exalta a figura indígena e relembra o passado histórico onde houve o apogeu de cada país, a pátria e a exaltação da natureza são importantes nessa geração:
7. Figura humana eleita como herói nacional no Brasil, devido às suas características de força, coragem e bravura;
8. Mal do século ou tédio que conduz os autores da segunda geração a procurarem por ambientes exóticos: passado misterioso ou futuro sombrio, narrativas fantásticas envolvendo o sobrenatural e a morte como última solução:
9. Outro país onde o Romantismo surgiu e teve como autor importante o escritor Goethe.
10. Autor que serve de inspiração para os escritores da segunda geração romântica e por isso acaba sendo homenageado com o nome da geração:
GRAMÁTICA
1. Sobre a SINTAXE, marque um X na alternativa correta.
a) ( ) É o ramo da gramática que se ocupa da significação das palavras da Língua Portuguesa;
b) ( ) Pode-se que a sintaxe não se preocupa com o contexto de cada oração;
c) ( ) Sintaxe é a parte da gramática que estuda as funções que as palavras exercem no contexto;
d) ( ) A Sintaxe admite que as palavras não precisam de organização para que haja entendimento de suas funções.
e) ( ) N. D. A.
2. Uma frase é:
a) ( ) Qualquer enunciado com sentido.
b) ( ) Um enunciado pequeno que apresente um pensamento.
c) ( ) A apresentação de palavras organizadas e escritas.
d) ( ) A menor unidade do discurso, suficiente por si mesma para estabelecer comunicação e expressar um pensamento.
e) ( ) N. D. A.
3. Para que seja considerada uma FRASE, o enunciado normalmente não apresenta verbo, observe as informações a seguir e assinale apenas a que você considera como frase:
a) ( ) O banquete medieval foi servido no palácio real;
b) ( ) Virgílio é o autor dos primeiros dramas da história da Literatura romana.
c) ( ) Boa tarde, pessoal!
d) ( ) Eu estou com medo de pegar corongo e morrer por falta de atendimento.
e) ( ) Não se preocupe, temos os melhores gestores nesta crise!
4. Observe a imagem e responda:
Levando em consideração o conceito de frase, responda quantas frases são apresentadas na tira de Magali?
a) ( ) Apenas uma: “Eu quero um sorvete de casquinha!”
b) ( ) Duas e estão todas no primeiro quadrinho.
c) ( ) Todos os balões apresentam frases.
d) ( ) Nenhum quadrinho apresenta frase.
e) ( ) Magali não entende a pergunta do sorveteiro.
5. Sobre o conceito de frase estudado, assinale apenas os itens que apresentam uma frase simples e em seguida faça a somatória das alternativas corretas:
1) ( ) Os romanos sabiam que não poderiam superar a Gécia.
2) ( ) Vamos almoçar, que eu já estou morrendo de fome!
4) ( ) Esta é minha última corrida de táxi por hoje, depois ainda vou para casa cuidar das crianças.
8) ( ) O pastor era especialista em falar sobre criminalidade no Rio de Janeiro
16) ( ) Minha mãe achava que o estudo era a coisa mais fina do mundo!
32) ( ) Eu estou a caminho do aeroporto agora!
SOMATÓRIA: _________________________________________________________________
atividade feita.
ResponderExcluirAna Beatriz