domingo, 24 de maio de 2020


Seguem atividades do professor Silvio 3º Ano (apenas matutino)

EXERCÍCIOS SOBRE ROMANTISMO E INTRODUÇÃO À SINTAXE

 

LITERATURA

 

1. Atualmente, o Romantismo guarda algumas diferenças em relação ao sentido original do termo. Como pode ser definido o Romantismo como Escola Literária?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Quais os três países europeus contribuíram conjuntamente para o surgimento do Romantismo?

________________________________________________________________

 

3. O que é uma geração? Quantas gerações houve no período romântico?

________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________

 

4. Marque a alternativa que melhor completa as lacunas: A poesia romântica, didaticamente, é dividida em três fases: a primeira, ___ e ___; a segunda, conhecida como ___; a terceira com foco ___, também chamada de _____

a) (       ) Nacionalista e naturalista com foco no índio; gótica; político.

b) (      ) Naturalista e nacionalista; depressiva; nos costumes das pessoas.

c) (       ) Nacionalista e com foco na natureza; mal do século; realista, condoreira.

d) (      ) Indianista e nacionalista; mal do século; político, hugoana

e) (       ) N. D. A.

 

5. Uma das principais características do momento histórico do romantismo é:

a) (       ) abandono da fé e sentimento de emoção sobre a razão;

b) (      ) sentimentalismo e democracia, bem como liberalismo econômico;

c) (       ) valorização da ciência em detrimento da fé e da emoção;

d) (      ) crise econômica provocada pelos burgueses;

e) (       ) independência.

 

6. Não podem ser considerados como pertencentes ao romantismo:

a) (       ) individualismo / egoísmo / depressão;

b) (      ) solidão / morte / valorização da natureza;

c) (       ) heroísmo / idealização / nacionalismo;

d) (      ) volta ao passado / lugares exóticos / emoção sobre a razão;

e) (       ) racionalismo / razão sobre a emoção / mitologia;

 

7. Complete a cruzadinha:

 

1. Geração que tem como  característica o individualismo e o sentimentalismo exacerbado. Os autores buscam escapar da morte, daí a característica do escapismo.

2. Aspecto do momento histórico que consistiu na substituição da mão-de-obra manufaturada por produção através de máquinas.

3.Valorização da história de cada país com retorno a um passado medieval, onde a nação exaltada era perfeita, com seus heróis nacionais: cavaleiros, desbravadores:

4. Um dos três países responsáveis pela criação do Romantismo na Europa;

5. Geração que valoriza o retorno ao racionalismo e é marcada pela liberdade e uma visão mais ampla da sociedade, nela os autores se envolvem nas campanhas sociais.

6. Geração que exalta a figura indígena e relembra o passado histórico onde houve o apogeu de cada país, a pátria e a exaltação da natureza são importantes nessa geração:

7. Figura humana eleita como herói nacional no Brasil, devido às suas características de força, coragem e bravura;

8. Mal do século ou tédio que conduz os autores da segunda geração a procurarem por ambientes exóticos: passado misterioso ou futuro sombrio, narrativas fantásticas envolvendo o sobrenatural e a morte como última solução:

9. Outro país onde o Romantismo surgiu e teve como autor importante o escritor Goethe.

10. Autor que serve de inspiração para os escritores da segunda geração romântica e por isso acaba sendo homenageado com o nome da geração:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


GRAMÁTICA

 

1. Sobre a SINTAXE, marque um X na alternativa correta.

a) (       ) É o ramo da gramática que se ocupa da significação das palavras da Língua Portuguesa;

b) (      ) Pode-se que a sintaxe não se preocupa com o contexto de cada oração;

c) (       ) Sintaxe é a parte da gramática que estuda as funções que as palavras exercem no contexto;

d) (      ) A Sintaxe admite que as palavras não precisam de organização para que haja entendimento de suas funções.

e) (       ) N. D. A.

 

2. Uma frase é:

a) (       ) Qualquer enunciado com sentido.

b) (      ) Um enunciado pequeno que apresente um pensamento.

c) (       ) A apresentação de palavras organizadas e escritas.

d) (      ) A menor unidade do discurso, suficiente por si mesma para estabelecer comunicação e expressar um pensamento.

e) (       ) N. D. A.

 

3. Para que seja considerada uma FRASE, o enunciado normalmente não apresenta verbo, observe as informações a seguir e assinale apenas a que você considera como frase:

a) (       ) O banquete medieval foi servido no palácio real;

b) (      ) Virgílio é o autor dos primeiros dramas da história da Literatura romana.

c) (       ) Boa tarde, pessoal!

d) (      ) Eu estou com medo de pegar corongo e morrer por falta de atendimento.

e) (       ) Não se preocupe, temos os melhores gestores nesta crise!

 

 

4. Observe a imagem e responda:

Levando em consideração o conceito de frase, responda quantas frases são apresentadas na tira de Magali?

a) (       ) Apenas uma: “Eu quero um sorvete de casquinha!”

b) (      ) Duas e estão todas no primeiro quadrinho.

c) (       ) Todos os balões apresentam frases.

d) (      ) Nenhum quadrinho apresenta frase.

e) (       ) Magali não entende a pergunta do sorveteiro.

 

5. Sobre o conceito de frase estudado, assinale apenas os itens que apresentam uma frase simples e em seguida faça a somatória das alternativas corretas:

1) (      ) Os romanos sabiam que não poderiam superar a Gécia.

2) (      ) Vamos almoçar, que eu já estou morrendo de fome!

4) (      ) Esta é minha última corrida de táxi por hoje, depois ainda vou para casa cuidar das crianças.

8) (      ) O pastor era especialista em falar sobre criminalidade no Rio de Janeiro

16) (    ) Minha mãe achava que o estudo era a coisa mais fina do mundo!

32) (    ) Eu estou a caminho do aeroporto agora!

 

SOMATÓRIA: _________________________________________________________________

 

Um comentário:

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...