Seguem as atividades e áudio aula, de Sociologia, da professora Márcia Cristina, para o 1º ano A matutino e 1º A vespertino
Atividades no livro pág. 26 a 28, só as respostas
Colégio Estadual Florestal, ___/___/____
Educadora: Márcia Cristina I Unidade Série: 1º Ano ______ Turno : ________
Educando: _______________________________________________________________________
Atividade nº 3 de Artes
do Período de Quarentena
Tema: GÊNEROS DE IMAGENS - retrato e autorretrato
Atividade
Leia atentamente, o texto a seguir.
TEXTO Gêneros de imagens
Gênero, segundo o dicionário Michaelis, é um grupo de seres ou objetos de mesma origem, de iguais ou semelhantes características essenciais ou de uma ou mais particularidades similares. Desta forma encontramos diversas classificações de gênero nas múltiplas linguagens artísticas. Por exemplo, no cinema encontramos gêneros de aventura, horror, suspense, comédia, romance. Na música, há centenas de gêneros musicais, apresentam variações regionais, culturais, sociais, entre outras, que vão da MPB ao funk. Nas Artes Visuais os artistas podem empregar diversas técnicas na construção das imagens, pintura, desenho, gravura, fotografia, independente da técnica utilizada.
Retrato – Representação de uma figura individual ou de um grupo, elaborada a partir de modelo vivo, documentos, fotografias, ou com o auxílio da memória. Na pintura, o retrato se afirma como gênero autônomo no século XIV, após ter sido utilizado no Egito, no mundo grego e na sociedade romana, com finalidades diversas: comemorativa, religiosa, funerária, etc. A difusão da retratística acompanha os anseios da corte e da burguesia urbana de projetar suas imagens, na vida pública e na privada.
Autorretrato – Subgênero do Retrato, é um retrato que o artista faz de si mesmo. A produção de autorretratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalhos que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico. Nesses retratos - em que os artistas se vêem e se deixam ver pelo espectador -, de modo geral, o foco está sobre o rosto, quase sempre em primeiro plano. O semblante do retratista/retratado raramente se apresenta em momento de relaxamento ou felicidade. Em geral, a visão do artista sobre si próprio é sombria, angustiada e até mesmo cruel, quando se evidenciam defeitos físicos ou mutilações. O exemplo mais célebre nessa direção é o Auto-Retrato com Orelha Enfaixada, pintado por Vincent van Gogh (1853-1890), em 1888, após uma crise que o leva a cortar o lóbulo da orelha esquerda.
Ø Agora que você já leu o texto, faça a atividade proposta.
01. Na história da Arte é comum os artistas retratarem a si próprio, como podemos ver abaixo. Este tipo de pintura é chamado:
a) realismo b) caricatura c) figurativo d) autorretrato
02. Assinale as alternativas corretas e justifique sua resposta.
a) O retrato pode ser registrado por desenho, fotografia, pintura, etc.
b) Selfie é um autorretrato.
c) Autorretrato não pode ser feito por mim mesmo.
Parte 3. Muitos artistas pintaram e desenharam a própria família ou outras famílias. Observe e compare as imagens destes retratos e depois responda às perguntas a seguir.
a) Qual das pinturas você mais gostou?
b) Em quais retratos vemos outras pinturas dentro?
c) As roupas ajudam a saber como são essas famílias?
d) Qual retrato mostra a família fazendo algo cotidiano?
e) Em quais retratos há uma criança no colo?
f) Alguma das famílias retratadas parece com a sua?
g) Qual delas é a mais diferente da sua família?
Obs: Se tiver acesso à internet, assista a aula do EMITec que trata o assunto. Gêneros de Imagem – Retrato e Autorretrato. Disponível em: http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/8142 Acesso em: 30 abr. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário