Seguem atividades do professor Silvio
2º A e B Matutino
2º A Vespertino
EXERCÍCIOS SOBRE COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA
EXERCÍCIOS SOBRE ORIGENS DA LITERATURA E CLASSES GRAMATICAIS
GRAMÁTICA
1. Complete com a palavra que melhor responde a questão:
a) Palavra que indica uma característica do ser: ____________________
b) Palavra que indica ações, estado ou fenômeno da natureza: ___________________
c) Palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso: ___________________
d) palavra que antecede o substantivo, determinando ou indeterminando-o: ___________________
e) Palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros: ___________________
f) Palavra que indica a posição ou o número de elementos: ___________________
g) Palavra que modifica o verbo ou o adjetivo, exprimindo circunstâncias ___________________
h) Palavra que exprime emoções e sentimentos___________________
i) Palavra que liga dois termos ou duas orações de mesmo valor gramatical ___________________
j) Palavra que liga dois elementos da oração___________________
2. Agora indique pelo menos duas palavras de cada classe gramatical e encaixe no quadro a seguir:
CLASSE GRAMATICAL |
PALAVRA 1 |
PALAVRA 2 |
1. Adjetivo |
|
|
2. Advérbio |
|
|
3. Artigo |
|
|
4. Conjunção |
|
|
5. Interjeição |
|
|
6. Numeral |
|
|
7. Pronome |
|
|
8. Preposição |
|
|
9. Substantivo |
|
|
10. Verbo |
|
|
|
|
|
3. Leia o texto e responda o que se pede:
GAROTA DE IPANEMA
Ah! por que estou tão sozinho Ah! se ela soubesse
Ah! por que tudo é tão triste Que quando ela passa
Ah! a beleza que existe O mundo sorrindo se enche de graça
A beleza que não é só minha E fica mais lindo
Que também passa sozinha Por causa do amor.
(...)
Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Transcreva de cada verso as palavras que fazem parte de cada classe gramatical:
a) “O mundo sorrindo se enche de graça.”
__________________________________ 1 Substantivo e Verbo
b) “E fica mais lindo”
__________________________________ 1 Adjetivo e 1 Advérbio
c) “A beleza que não é só minha”
__________________________________ 1 Artigo e 1 Pronome
d) “Que quando ela passa”
__________________________________ 1 Conjunção e 1 pronome
e) “Ah! a beleza que existe”
__________________________________ 1 Interjeição e 1 Verbo
f) “O mundo sorrindo se enche de graça”
__________________________________ 1 Preposição e 1 Artigo
4. Cite uma classe gramatical que não foi citada na questão anterior. Dê exemplo.
________________________________________________________________________________
5. “Quando uma pessoa se decide a melhorar suas condições de vida e sabe disciplinar sua mente, com vontade inabalável em direção ao seu objetivo, tudo de bom e oportuno virá ao seu encontro: bons livros, bons amigos, criaturas simpáticas e outros meios que lhe ajudarão a realizar seus justos desejos.”
a) Complete o quadro, retirando do texto o que se pede:
CLASSE GRAMATICAL |
PALAVRA DO TEXTO |
a) Dois substantivos |
|
b) Dois adjetivos |
|
c) Um artigo indefinido |
|
d) Dois pronomes indefinidos |
|
e) Dois pronomes pessoais oblíquos |
|
f) Dois pronomes possessivos |
|
g) Dois verbos no infinitivo |
|
i) Duas preposições |
|
j) Uma conjunção |
|
6. Forme frases com as classes gramaticais indicadas na sequência:
EXEMPLO: Substantivo + verbo + artigo + substantivo + adjetivo.
Maria comprou uma calça nova.
a) Verbo + preposição + artigo + substantivo + advérbio
________________________________________________________________________________
b) Artigo + substantivo + verbo + advérbio + preposição + substantivo
________________________________________________________________________________
c) Pronome + substantivo + preposição + artigo + substantivo
________________________________________________________________________________
d) Pronome + substantivo + verbo + preposição + substantivo
________________________________________________________________________________
e) Interjeição + pronome + substantivo! Pronome + verbo + preposição + pronome + substantivo.
________________________________________________________________________________
7. Faça a análise morfológica das seguintes orações:
a) Preciso de uma régua nova.
________________________________________________________________________________
b) A letra da música é muito bonita.
________________________________________________________________________________
c) Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!”
________________________________________________________________________________
d) É possível você me fazer um favor?
________________________________________________________________________________
LITERATURA
1. Sobre as origens da Literatura, marque um X na alternativa correta.
a) ( ) A Literatura da civilização ocidental surge no oriente e se espalha pelo mundo.
b) ( ) Pode-se dizer que os povos que primeiro utilizaram a linguagem escrita não utilizaram esses registros para as primeiras formas de literatura.
c) ( ) Os primeiros a utilizar formas rudimentares de alfabeto foram os chineses.
d) ( ) Quando invadiram as terras mesopotâmicas, os chineses e japoneses coletaram a maneira escrita e a divulgaram para o mundo.
e) ( ) N. D. A.
2. Sobre as origens da Literatura, marque um X na alternativa incorreta.
a) ( ) Nos primórdios da Literatura, já estavam bem separados os campos do saber: Literatura, Filosofia e História já eram contados separadamente pois cada uma tinha objetos de estudo bem separados.
b) ( ) A palavra Literatura vem do grego LITERA e significa ESCRITA.
c) ( ) A literatura grega teve um papel fundamental na história da literatura oriental.
d) ( ) As tradições escritas parecem não tiveram origem no costume humano de contar e ouvir histórias.
e) ( ) Poemas épicos como New Deal e Plantation podem ser apontados como os primeiros escritos literários da humanidade no mundo ocidental.
3. Sobre a História da Literatura, assinale apenas o que for verdadeiro e em seguida faça a somatória das alternativas corretas:
1) ( ) Os romanos conquistaram os territórios anteriormente governados pelos povos gregos e realizaram grandes inovações na literatura da época.
2) ( ) Virgílio é o autor dos primeiros dramas da história da Literatura romana.
4) ( ) Homero, Hesíodo, Heródoto, Platão e Ésquilo são nomes importantes para a História, Literatura, Filosofia e Drama (tragédia) da Grécia antiga.
8) ( ) Horácio foi o primeiro autor romano a usar a Sátira como ferramenta argumental, para criticar a sociedade de sua época.
16) ( ) Os romanos rejeitavam a ideia de imitação, por isso quem imitasse autores gregos seriam apedrejados.
32) ( ) Após as invasões bárbaras, os romanos perderam influência e o mundo mergulhou num processo de retrocesso que destituiu a Literatura de seu posto de importância, para renascer apenas muitos anos depois.
SOMATÓRIA: __________________________________________________________________________
4. A sociedade ocidental deve muito à cultura e à civilização dos gregos e romanos. Foram inúmeras as contribuições desses povos para o Ocidente. Mesmo na atualidade, nosso modo de pensar e ver o mundo ainda contém influências advindas dessa época.
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das
proposições abaixo, sobre tais contribuições.
( ) A principal contribuição dos
romanos foi a filosofia. De certo modo, todas as atuais correntes filosóficas
fazem referência aos pensadores romanos, seja para afirmá-los, seja para
negá-los.
( ) Os jogos olímpicos representam uma das principais contribuições da Grécia antiga para a civilização atual. Muitos esportes hoje praticados têm sua origem naquele período.
( ) Nosso sistema numérico é uma contribuição direta da sociedade romana, especialmente o conhecimento do zero.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para
baixo.
a) ( ) V – V – V
b) ( ) F – V – F
c) ( ) V – V – F
d) ( ) V – F – V
e) ( ) F – F – F
5. Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas:
I – Poemas épicos como __________ e __________ podem ser apontados como os primeiros escritos literários da humanidade no mundo ocidental.
II – Os dois principais países que mais contribuíram para a organização e divulgação da Literatura pelo mundo ocidental foram: __________ e __________.
III – Os povos __________ organizaram as forma rudimentares de escrita que foram levadas para a Europa e de lá se espalharam para o mundo.
a) ( ) Ilíada e Odisséia / Roma e Grécia / japoneses;
b) ( ) Eneida e Metamorfose / China e Japão / mesopotâmicos;
c) ( ) Eneida e Ilíada / Grécia e Japão / chineses;
d) ( ) Odisséia e Ilíada / Grécia e Roma / mesopotâmicos;
e) ( ) N. D. A.
6. Uma das principais características da Literatura primitiva era o ideal de perfeição. O que isso significa? Por que os antigos literatos buscavam tanto a perfeição?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário