terça-feira, 1 de setembro de 2020

SOCIOLOGIA- MARCIA CRISTINA- 2ºANO MATUTINO

 

 

 

Atividade nº 11 do Período de Quarentena

 

Após assistirem atentamente ao vídeo, sugiro que façam um resumo esquemático, relendo o texto base do livro no Link https://docero.com.br/doc/8vvce0

Nossos vídeos da semana está lá no Canal do Youtube! Não deixe de conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=99d2BYMsvfw

https://www.youtube.com/watch?v=FX-XuupfuJU

 

1.                  Os estudos realizados por Michel Foucault (1926-1984) apresentam interfaces que corroboram para estudos em diversas áreas de conhecimento, entre as quais a Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Psiquiatria, Medicina e Direito. Em 1975, Foucault publicou a obra “Vigiar e Punir: história da violência das prisões”, na qual propunha uma nova concepção de poder, a qual abandonava alguns postulados que marcaram a posição tradicional da esquerda do período. Sobre a concepção de poder foucaultiana, é CORRETO afirmar.

a) Só exerce poder quem o possui, por se tratar de um privilégio adquirido pela classe dominante que detém o poder econômico.

b) O poder não remete diretamente a uma estrutura política, ao uso da força ou a uma classe dominante: as relações de poder são móveis e só podem existir quando os sujeitos são livres e há possibilidade de resistência.

c) O poder está centralizado na figura do Estado e está localizado no próprio aparelho de Estado, que é o instrumento privilegiado do poder.

d) Todo poder está subordinado a um modo de produção e a uma infraestrutura, pois o modo como a vida econômica é organizada determina a política.

e) O poder tem como essência dividir os que possuem poder (classe dominante) daqueles que não têm poder (classe dos dominados).

 

2.                  O filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedica sua obra “Vigiar e punir” (1999) para o entendimento das formas de controle social externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.

Podemos concluir que, para Foucault, controle social é:

(a) a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social.

(b) a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos.

(c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.

(d) um conjunto de regras que limita a interação entre indivíduos de classes e estratos diferentes em sociedades estamentais.

 

3.                  Giorgio Agamben, filósofo italiano, observa que hoje os cidadãos são continuamente controlados e consideram isso normal. Ele defende a ideia de que o paradigma político do Ocidente não é mais a cidade, mas o campo de concentração. Vistas por essa ótica, as práticas de exceção contemporâneas, engendradas por um Estado policial protetor, fazem da política do terror e da insegurança o princípio gestor, estimulando, cada vez mais, a privatização dos espaços e o confinamento no interior deles.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 113. Adaptado.

Segundo o filósofo Michel Foucault, esse modelo de vigilância apresentado por Agamben pode ser enquadrado como:

a) Coletivo.

b) Panóptico.

c) Regular.

d) Informal.

e) Dissimulado.

 

4.                  Escola pública do DF começa a testar chip para monitorar alunos

Por meio de um chip fixado no uniforme, uma turma de 42 estudantes do primeiro ano do ensino médio tem suas entradas e saídas monitoradas no CEM (Centro de Ensino Médio) 414 de Samambaia, cidade-satélite do Distrito Federal.

O projeto, que começou a funcionar no dia 22 de outubro, manda mensagem por celular aos pais ou responsáveis pelos alunos, informando o horário de entrada e saída da escola.

Segundo a diretora do CEM, a medida foi tomada para aumentar a permanência dos alunos nas salas de aula. “Os professores dos últimos horários reclamam que muitos alunos costumam sair antes do término das aulas. Por mais que a escola tente manter o controle, eles dão um jeito de sair da escola”.

Fonte: Folha on-line. 30 out. 2012. Adaptado. Disponível em: <http://folha.com/no1177555&gt;.  Acesso em 30 out. 2012.

O texto apresenta uma forma de controle de estudantes dentro da instituição escolar. Esse tipo de instrumento está vinculado a qual lógica apresentada pelo filósofo Michel Foucault?

a) Emancipação, que tem como fundamento tornar os estudantes sujeitos autônomos.

b) Regime de verdade, que faz com que a Escola esteja comprometida com a emancipação humana.

c) Panoptismo, que tem intenção de controlar, mas também de tornar mais produtivos os corpos observados.

d) Luta de Classes, que torna tensa a relação entre estudantes e professores.

e) Violência simbólica, que agride o sujeito através da linguagem.

 

5.                  Escreva um texto sobre o poder e o nosso sistema prisional segundo a visão de Michel Foucault.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6.                  Qual instituição mais exerce poder sobre sua pessoa. Escolha uma dessas instituições citadas na aula e faça um meme sobre uma dessas instituições e nos envie através do whats (77) 98818-3903 e não esqueça de identificar-se com nome e turma!

 

 

Bons estudos

e se puder

fique em Casa!

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...