terça-feira, 6 de outubro de 2020

LPLB-PROFESSOR SILVIO- 1ºANO

 

 

 

 

Área do Conhecimento:

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Disciplina:

LÍNGUA PORTUGUESA

Período:

05 de outubro de 2020

 

Atividade:

I. Leia o texto, a seguir.

A ARTE DA LITERATURA

 

          Como acontece com outras artes, todas as sociedades, culturas, todos os tempos e lugares, produziram literatura oral ou escrita. Por quê? Que atributos específicos teria a literatura para se mostrar, desde sempre, tão importante para a humanidade? Há muitas respostas possíveis para essa pergunta, mas o fato de ter sido produzida por culturas e em tempos tão diferentes, permite concluir que a literatura cumpre funções importantes nas sociedades humanas.

          Funções do texto literário - a palavra “função”, nesse contexto, refere-se ao papel que desempenha nas sociedades; um papel que se configurou, em grande parte, a partir daquilo que o público leitor reconheceu como valor ao longo da história da leitura. Foram os leitores, portanto, que atribuíram um papel à produção literária e são eles que a mantêm viva até os dias atuais.

          A literatura nos faz sonhar - os textos têm o poder de transportar o leitor, provocar alegria ou tristeza, divertir ou emocionar. Nos permitem “viver” outras vidas, sentir outras emoções e sensações. Nesse sentido, a literatura nos oferece um descanso dos problemas cotidianos, quando nos descortina o espaço do sonho e da fantasia.

          A literatura provoca nossa reflexão - a literatura não tem o poder de modificar a realidade, mas é capaz de fazer as pessoas reavaliarem a própria vida e mudarem de comportamento. Se esse efeito é alcançado, o texto literário desempenha um importante papel transformador, ainda que de modo indireto.

          A literatura diverte - A experiência apaixonante de passar horas lendo um bom livro é familiar a muitas pessoas em todo o mundo. Quem já não deu boas risadas sozinho com as trapalhadas cotidianas que tantos cronistas registram, como se dissessem que temos também que aprender a rir de nós mesmos? Seja viajando no trem que leva os alunos para mais um ano letivo em Hogwarts, nas histórias de Harry Potter, seja vagando pela Terra Média, na narrativa de O Senhor dos Anéis, os leitores que embarcam nas aventuras propostas, sabem que, aconteça o que acontecer, terão sempre consigo a memória das emoções sentidas em cada uma dessas jornadas.

          A literatura nos ajuda a construir nossa identidade - Nos textos literários, de certo modo entramos em contato com a nossa história, o que nos dá a chance de compreender melhor nosso tempo, nossa trajetória como nação. O interessante, porém, é que essa “história” coletiva é recriada por meio das histórias individuais, das inúmeras personagens presentes nos textos que lemos, ou pelos poemas que nos tocam de alguma maneira. Como leitores, interagimos com o que lemos. Somos tocados pelas experiências de leituras que, muitas vezes, evocam vivências pessoais e que nos ajudam a refletir sobre nossa identidade individual e também construí-la.

          A literatura nos “ensina a viver” - Como toda manifestação artística, a literatura acompanha a trajetória humana e, por meio de palavras, constrói mundos familiares, em que pessoas semelhantes a nós vivem problemas idênticos aos nossos; e mundos fantásticos, povoados por seres imaginários, cuja existência é garantida somente por meio das palavras que lhes dão vida. Também exprime, reflexões e emoções que parecem ser tão nossas quanto de quem as registrou. Por meio da convivência com poemas e histórias que traçam tantos e diversos destinos, a literatura acaba por nos oferecer possibilidades de resposta a indagações comuns a todos os seres humanos.

          A literatura denuncia a realidade - Em diferentes momentos da história humana, a literatura teve um papel fundamental: o de denunciar a realidade, sobretudo quando setores da sociedade tentam ocultá-la. Um bom exemplo são as obras construídas na época da ditadura militar no Brasil. A leitura dessas obras, mesmo que vivamos em uma sociedade democrática e livre, nos ensina a valorizar nossos direitos individuais, nos ajuda a desenvolver uma melhor consciência política e social. Em resumo, permite que olhemos para a nossa história e, conhecendo algumas de suas passagens mais aterradores, busquemos construir um futuro melhor.

          O pacto com o leitor - Para que os mundos literários ganhem vida, precisamos habitá-los. Em outras palavras, temos que aceitar o convite feito pelo autor para entrarmos, sem medo, nos bosques criados pela ficção. O próprio texto literário nos oferecerá os sinais e as pistas que, interpretados, indicarão o caminho. Todo texto estabelece um pacto de credibilidade com seus possíveis leitores: caso eles aceitem as condições que regem o mundo ficcional ali apresentado, esse mundo fará sentido.

          Durante o desafio de ler uma história que, embora verdadeira, pareça absurda, a curiosidade do leitor é estimulada. Quando aceita o jogo proposto pelo texto, o leitor reconhece como válidas as condições criadas pelo narrador e pode iniciar sua viagem pelo mundo da ficção. O pacto entre leitor e texto é produzido para que a literatura tenha liberdade ficcional. Embora se saiba que os acontecimentos narrados não são reais, admite-se que, se o mundo tivesse aquelas características apresentadas no texto, este poderia ser real. Por isso dizemos que o texto é verossímil, quer dizer, não é verdadeiro, mas parece ser.

 

ABAURRE, Maria Luíza M. Português: contexto, interlocução e sentido 1 - 3 ed. - São Paulo: Moderna, 2016.

 

II. Agora, responda:

 

01. Segundo Saramago:

a) (       ) A literatura tem o poder de modificar a realidade e não acrescenta muita coisa na vida dos seres humanos.

b) (      ) A literatura pode provocar a reflexão e responder, por meio de construções simbólicas, a perguntas que inquietam os seres humanos.

c) A literatura não tem o poder de modificar a realidade e tampouco é capaz de fazer as pessoas reavaliarem a própria vida e mudarem de comportamento.

d) (      ) As pessoas não têm condições de reconhecer o papel que a literatura pode ter em suas vidas.

e) (       ) O texto literário pode provocar apenas um momento de diversão e não desempenha nenhum outro papel relevante na vida das pessoas.

 

Para responder às questões de 02 a 05 leia um trecho de um poema de Ferreira Gullar.

 

Um poema denuncia

..................................................................

Estás preso à vida como numa jaula.

Estamos todos presos

nesta jaula que Gagárin foi o primeiro a ver

de fora e nos dizer: é azul.

E já o sabíamos, tanto

que não te mataste e não vais

te matar

e aguentarás até o fim.

O certo é que nesta jaula há os que têm

E os que não têm

Há os que têm tanto que sozinhos poderiam alimentar a cidade

E os que não têm nem para o almoço de hoje [...]

 

GULLAR, Ferreira. No mundo há muitas armadilhas. Toda poesia. Rio de janeiro: José Olympio, 2000. P. 164. (Fragmento).

 

02. Qual a temática abordada neste poema?

 

03. Podemos dizer que o poema cumpre sua função enquanto texto literário? Justifique.

 

04. Assim, está em desacordo com as ideias dos versos o que se afirma na alternativa:

a) (       ) Egoísmo visto como barreira transponível.

b) (      ) Busca da compreensão do estar no mundo.

c) (       ) Presença de vozes concordantes com as ideias da voz poética.

d) (      ) Discurso da voz poética marcado pela ausência de derrotismo.

e) (       ) Sentimento de fatalismo como algo presente na relação do homem com a vida.

 

05. Quais soluções viáveis você proporia para a resolução do tema abordado no poema?

 

 

Objetivo

 

Identificar a função social do texto literário.

 

 

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