Área do Conhecimento: LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
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Disciplina: LÍNGUA
PORTUGUESA
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SEMANA
DE 27 A 31 DE JULHO DE 2020
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Atividade:
I. Leia atentamente o texto: A PRESENÇA DO NEGRO NA LITERATURA
Na Literatura, a presença do negro não aconteceu de forma diferente
àquela representada na sociedade colonial, pois como já se disse
anteriormente, a Literatura reflete também o momento histórico e, estudar as
personagens literárias, é um excelente meio de se conhecer a sociedade. A
Literatura, primeiramente, glorificou o índio como herói nacional. Ao negro
não lhe coube esse papel, pois como escravo, humilde, submisso ao senhor,
representante da força de trabalho, não poderia, de forma alguma, ser um modelo
de herói.
“A presença do negro na Literatura
Brasileira não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias
fundadoras, marca a etnia no processo de construção de nossa sociedade”
Vejamos então, o estereótipo do negro em
alguns trechos escolhidos de nossa literatura.
à Em “Escrava Isaura”, de Bernardo
Guimarães.
Nessa obra, a heroína precisou ser
branqueada para ter a aceitação do público leitor branco brasileiro. Observe
no capítulo I, como ela é descrita:
“...A tez é como o marfim do teclado,
alva que não deslumbra...embaçada por uma nuança delicada que não sabereis
dizer se é leve palidez ou cor-de-rosa desmaiada” (p. 10). E, mais adiante,
temos: “És formosa e tens uma cor linda que ninguém dirá que gira em tuas
veias uma só gota de sangue africano” (p. 12).
Noutra passagem:
“- Mas, senhora, apesar de tudo isso que
sou eu mais do que uma simples escrava? Essa educação, que me deram e essa
beleza que tanto me gabam, de que me servem?... São trastes de luxo colocados
na senzala do africano. A senzala nem por isso deixa de ser o que é: uma
senzala.
- Queixas-te de tua sorte, Isaura?
- Eu não, senhora, não tenho motivo... o
que quero dizer com isto é que, apesar de todos esses dotes e vantagens, que
me atribuem, sei conhecer o meu lugar” (p. 13).
Observa-se nesses trechos a preocupação
do autor em modificar ideias preconcebidas da maldade preta para a bondade
branca. A escrava passa a ser branca, portanto, virtuosa, bonita, de espírito
nobre, heroica, contrapondo-se ao estereótipo do negro de índole má. No
último excerto de Escrava Isaura, a nobreza de caráter da personagem,
percebe-se, nitidamente, com a aceitação da situação de submissão, ela sabe
“o seu lugar”.
à Em “O Cortiço” de Aluísio Azevedo.
Nessa obra, a personagem Rita Baiana é
totalmente dominada por uma sensualidade quase que animal e, por essa sua
atitude, será a responsável pela degradação de Jerônimo - imigrante
português, honesto, trabalhador e que, a partir do encontro com Rita, se
torna um brasileiro inútil e cheio de vícios. É o negro ou o mestiço de negro
erotizado, sensual, transformado em objeto sexual.
“Ela saltou em meio da roda, com os
braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a
esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num
requebrado luxurioso que a punha ofegante”. (p. 72-73).
à Em “Os Escravos”, de Castro Alves.
O poeta Castro Alves, considerado “poeta
dos escravos” não ficou imune aos estereótipos. Observa-se nos seus versos
outra dimensão estereotipada: a do negro vítima. O escravo, assim visto, se
transforma em motivo de luta pela liberdade e também da causa abolicionista.
Vejamos um de seus textos, “O Navio Negreiro”, em que o poeta aborda o tema
do sofrimento dos negros. Mostra, portanto, a desumanidade que caracterizava
o tráfico de escravos.
Era um sonho dantesco!... o
tombadilho,
Que das luzes avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de
açoite...
Legiões de homens negros como a
noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às
tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas,
espantadas,
No turbilhão de espectros
arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs. (...)
Embora tenha também uma visão
estereotipada do negro, não há como negar a importância de Castro Alves na
denúncia sobre a situação aviltante vivida pelo negro. “É ele quem assume, na
Literatura Brasileira, o brado de revolta contra a escravidão, abre espaços
para a problemática do negro escravo.” (PROENÇA FILHO, 2004, p. 4).
Foi também Castro Alves quem primeiro
representou o negro em sua dignidade, quando o negro ama, em “Cachoeira de
Paulo Afonso”. Procure ler, na íntegra, o poema apresentado. Observe que nele
é descrito todo o sofrimento dos negros confinados em um navio, durante a
travessia no oceano. Mostra também quem se beneficia com essa situação
desumana e conclama para que se tome uma atitude contra tal situação. “A
prevalência da visão estereotipada permanece dominante, na Literatura
Brasileira Contemporânea, pelo menos até os anos de 1960, quando começam a
surgir textos compromissados com a real situação da etnia”. (PROENÇA FILHO,
2004, p.5)
Agora é hora de usar seu caderno ou
bloco de notas para escrever suas impressões acerca da importância do negro
na Literatura brasileira, escrevendo um pequeno texto sobre a situação do
negro no Brasil.
Sugestões de vídeos: “Heróis de Todo
Mundo” - CAROLINA MARIA DE JESUS, por Ruth de Souza Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V3h1djC05NM.
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Onde encontro o conteúdo Texto: “A presença
do negro na literatura”. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/777-2.pdf.
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Objetivo: Reconhecer a
importância dos negros e dos autores negros na literatura brasileira.
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Retorno da Atividade: Deixe
um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e
registrando sua presença e participação.
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Sugestão de filme:Sinopse do filme:
Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha
de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação
entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de
Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do
dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Disponível em:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_xadrez_das_cores. Acesso em: 15 jun.
2020. Filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IbrY4p-nrdk.
→Reflita acerca das
estratégias do “silenciamento” brasileiro em relação à afirmação da
existência do racismo no Brasil, através da construção do mito da democracia
racial, contextualizando, historicamente seu surgimento
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terça-feira, 28 de julho de 2020
LPLB-SILVIO- 3ºANO MATUTINO
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Olá!
Olá! Sou Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...
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atividade feita
ResponderExcluirAna Beatriz.