LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
|
SEMANA
DE 27 A 31 DE JULHO DE 2020
|
Atividade:
I.
Leia atentamente o texto abaixo:
O
Racismo
-
Escuta aqui, ô criolo...
-
O que foi?
-
Você andou dizendo por aí que no Brasil existe racismo.
-
E não existe?
-
Isso é negrice sua. E eu que sempre te considerei um negro de alma branca...
É, não adianta. Negro quando não faz na entrada...
-
Mas aqui existe racismo.
-
Existe nada. Vocês têm toda a liberdade, têm tudo o que gostam. Têm carnaval,
têm futebol, têm melancia... E emprego é o que não falta. Lá em casa, por
exemplo, estão precisando de empregada. Pra ser lixeiro, pra abrir buraco,
ninguém se habilita. Agora, pra uma cachacinha e um baile estão sempre
prontos. Raça de safados! E ainda se queixam!
-
Eu insisto, aqui tem racismo.
-
Então prova, Beiçola. Prova. Eu alguma vez te virei a cara? Naquela vez que
te encontrei conversando com a minha irmã, não te pedi com toda a educação que
não aparecesse mais na nossa rua? Hein, tição? Quem apanhou de toda a família
foi a minha irmã. Vais dizer que nós temos preconceito contra branco?
-
Não, mas...
-
Eu expliquei lá em casa que você não fez por mal, que não tinha confundido a
menina com alguma empregadora de cabelo ruim, não, que foi só um engano
porque negro é burro mesmo. Fui teu amigão. Isso é racismo?
-
Eu sei, mas... - Onde é que está o racismo, então? Fala, Macaco.
- É que outro dia eu quis entrar de sócio
num clube e não me deixaram.
-
Bom, mas pera um pouquinho. Aí também já é demais. Vocês não têm clubes de
vocês? Vão querer entrar nos nossos também? Pera um pouquinho.
-
Mas isso é racismo.
-
Racismo coisa nenhuma! Racismo é quando a gente faz diferença entre as
pessoas por causa da cor da pele, como nos Estados Unidos. É uma coisa
completamente diferente. Nós estamos falando do crioléu começar a frequentar
clube de branco, assim sem mais nem menos. Nadar na mesma piscina e tudo.
-
Sim, mas...
-
Não senhor. Eu, por acaso, quero entrar nos clubes de vocês? Deus me livre.
-
Pois é, mas... - Não, tem paciência. Eu não faço diferença entre negro e
branco, pra mim é tudo igual. Agora, eles lá e eu aqui. Quer dizer, há um
limite.
-
Pois então. O ...
-
Você precisa aprender qual é o seu lugar, só isso.
-
Mas...
-
E digo mais. É por isso que não existe racismo no Brasil. Porque aqui o negro
conhece o lugar dele.
-
É, mas...
-
E enquanto o negro conhecer o lugar dele, nunca vai haver racismo no Brasil.
Está entendendo? Nunca. Aqui existe o diálogo. - Sim, mas...
-
E agora chega, você está ficando impertinente. Bate um samba aí que é isso
que tu faz bem. (Luís Fernando Veríssimo)
II.
Agora, responda às questões:
01.
O objetivo do texto é:
a)
Demonstrar que não existe racismo no Brasil.
b)
Criticar o racismo implícito nas atitudes e ações das pessoas.
c)
Reforçar a ideia de que o racismo já desapareceu no Brasil.
d)
Refletir como o racismo está presente na sociedade.
e)
Exaltar a necessidade de se combater o racismo.
02.
No texto, o homem branco usa palavras e expressões como “negro de alma
branca”, “raça de safados”, “macaco” e “cabelo ruim”. Isso indica que o:
a)
racismo não existe no Brasil.
b)
personagem negro estava errado.
c)
racismo se faz presente apenas nas palavras.
d)
personagem branco é preconceituoso.
e)
preconceito não se manifesta na linguagem.
03.
O personagem branco acredita que não há racismo no Brasil. Para defender essa
ideia, ele usa uma série de argumentos. Os argumentos utilizados por esse
personagem ajudam a embasar sua tese? Por quê?
04.
Pode-se dizer que predomina no texto a ironia. Transcreva abaixo o trecho que
considerou mais irônico no que se refere à inexistência de racismo no Brasil.
05.
No texto, o personagem negro é interrompido várias vezes ao longo da
“conversa”. O que isso comprova?
|
Onde encontro o conteúdo Texto: “O Racismo”.
Disponível em: https://www.formiga.mg.gov.br/arquivos/transparencia/provanivelmedio.pdf.
Acesso em: 08 jun. 2020.
|
Objetivo
Trabalhar
estratégias e recursos expressivos utilizados pelo autor no processo de
construção do texto e os efeitos de sentido decorrentes de sua utilização.
|
Retorno da Atividade Deixe
um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e
registrando sua presença e participação.
|
Sugestão de filme: Sinopse do filme:
Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha
de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação
entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de
Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do
dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Disponível em:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_xadrez_das_cores. Acesso em: 15 jun.
2020. Filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IbrY4p-nrdk.
Acesso em: 15 jun. 2020.
→Reflita acerca das
estratégias do “silenciamento” brasileiro em relação à afirmação da
existência do racismo no Brasil, através da construção do mito da democracia
racial, contextualizando, historicamente seu surgimento
|
terça-feira, 28 de julho de 2020
LPLB- SILVIO- 1ºANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá!
Olá! Sou Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...
-
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 03 a 07 DE AGOS...
-
Colégio Estadual Florestal: _______/_______/__________ Educador: Erivelto Oliveira Santos I Unidade Série: 1º Ano _____...
-
Olá! Sou Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário