terça-feira, 28 de julho de 2020

LPLB- SILVIO- 1ºANO








LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO DE 2020
Atividade:
 
I. Leia atentamente o texto abaixo:
O Racismo
- Escuta aqui, ô criolo...
- O que foi?
- Você andou dizendo por aí que no Brasil existe racismo.
- E não existe?
- Isso é negrice sua. E eu que sempre te considerei um negro de alma branca... É, não adianta. Negro quando não faz na entrada...
- Mas aqui existe racismo.
- Existe nada. Vocês têm toda a liberdade, têm tudo o que gostam. Têm carnaval, têm futebol, têm melancia... E emprego é o que não falta. Lá em casa, por exemplo, estão precisando de empregada. Pra ser lixeiro, pra abrir buraco, ninguém se habilita. Agora, pra uma cachacinha e um baile estão sempre prontos. Raça de safados! E ainda se queixam!
- Eu insisto, aqui tem racismo.
- Então prova, Beiçola. Prova. Eu alguma vez te virei a cara? Naquela vez que te encontrei conversando com a minha irmã, não te pedi com toda a educação que não aparecesse mais na nossa rua? Hein, tição? Quem apanhou de toda a família foi a minha irmã. Vais dizer que nós temos preconceito contra branco?
- Não, mas...
- Eu expliquei lá em casa que você não fez por mal, que não tinha confundido a menina com alguma empregadora de cabelo ruim, não, que foi só um engano porque negro é burro mesmo. Fui teu amigão. Isso é racismo?
- Eu sei, mas... - Onde é que está o racismo, então? Fala, Macaco.
 - É que outro dia eu quis entrar de sócio num clube e não me deixaram.
- Bom, mas pera um pouquinho. Aí também já é demais. Vocês não têm clubes de vocês? Vão querer entrar nos nossos também? Pera um pouquinho.
- Mas isso é racismo.
- Racismo coisa nenhuma! Racismo é quando a gente faz diferença entre as pessoas por causa da cor da pele, como nos Estados Unidos. É uma coisa completamente diferente. Nós estamos falando do crioléu começar a frequentar clube de branco, assim sem mais nem menos. Nadar na mesma piscina e tudo.
- Sim, mas...
- Não senhor. Eu, por acaso, quero entrar nos clubes de vocês? Deus me livre.
- Pois é, mas... - Não, tem paciência. Eu não faço diferença entre negro e branco, pra mim é tudo igual. Agora, eles lá e eu aqui. Quer dizer, há um limite.
- Pois então. O ...
- Você precisa aprender qual é o seu lugar, só isso.
- Mas...
- E digo mais. É por isso que não existe racismo no Brasil. Porque aqui o negro conhece o lugar dele.
- É, mas...
- E enquanto o negro conhecer o lugar dele, nunca vai haver racismo no Brasil. Está entendendo? Nunca. Aqui existe o diálogo. - Sim, mas...
- E agora chega, você está ficando impertinente. Bate um samba aí que é isso que tu faz bem. (Luís Fernando Veríssimo)

II. Agora, responda às questões:

01. O objetivo do texto é:
a) Demonstrar que não existe racismo no Brasil.
b) Criticar o racismo implícito nas atitudes e ações das pessoas.
c) Reforçar a ideia de que o racismo já desapareceu no Brasil.
d) Refletir como o racismo está presente na sociedade.
e) Exaltar a necessidade de se combater o racismo.

02. No texto, o homem branco usa palavras e expressões como “negro de alma branca”, “raça de safados”, “macaco” e “cabelo ruim”. Isso indica que o:
a) racismo não existe no Brasil.
b) personagem negro estava errado.
c) racismo se faz presente apenas nas palavras.
d) personagem branco é preconceituoso.
e) preconceito não se manifesta na linguagem.

03. O personagem branco acredita que não há racismo no Brasil. Para defender essa ideia, ele usa uma série de argumentos. Os argumentos utilizados por esse personagem ajudam a embasar sua tese? Por quê?

04. Pode-se dizer que predomina no texto a ironia. Transcreva abaixo o trecho que considerou mais irônico no que se refere à inexistência de racismo no Brasil.

05. No texto, o personagem negro é interrompido várias vezes ao longo da “conversa”. O que isso comprova?
Onde encontro o conteúdo Texto: “O Racismo”. Disponível em: https://www.formiga.mg.gov.br/arquivos/transparencia/provanivelmedio.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020.
Objetivo
Trabalhar estratégias e recursos expressivos utilizados pelo autor no processo de construção do texto e os efeitos de sentido decorrentes de sua utilização.

Retorno da Atividade Deixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.
Sugestão de filme: Sinopse do filme: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Disponível em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_xadrez_das_cores. Acesso em: 15 jun. 2020. Filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IbrY4p-nrdk. Acesso em: 15 jun. 2020.
→Reflita acerca das estratégias do “silenciamento” brasileiro em relação à afirmação da existência do racismo no Brasil, através da construção do mito da democracia racial, contextualizando, historicamente seu surgimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...