terça-feira, 28 de julho de 2020

LPLB-SILVIO-2º ANO





LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO DE 2020
Atividade:
I. Faça a leitura do conceito de Poema:

Poema

     O poema pertence à esfera literária e se caracteriza pela liberdade de composição, ou seja, não há nenhuma restrição quanto à forma e ao conteúdo. Nesse gênero, a linguagem desempenha um papel importante, porque o poeta explora os recursos formais e de estilo para expressar sua maneira de ver, sentir e recriar o mundo. O poema circula principalmente em livros, jornais e revistas, tanto impresso como em meios digitais.

No mundo há muitas armadilhas

No mundo há muitas armadilhas
e o que é armadilha pode ser refúgio
e o que é refúgio pode ser armadilha
Tua janela por exemplo
aberta para o céu
e uma estrela a te dizer que o homem é nada
ou a manhã espumando na praia
a bater antes de Cabral, antes de Tróia
(há quatro séculos Tomás Bequimão
tomou a cidade, criou uma milícia popular
e depois foi traído, preso, enforcado)
No mundo há muitas armadilhas
e muitas bocas a te dizer
que a vida é pouca que a vida é louca
E por que não a Bomba? te perguntam.
Por que não a Bomba para acabar com tudo,
já que a vida é louca?
Contudo, olhas o teu filho,
o bichinho que não sabe
que afoito se entranha à vida e quer
a vida e busca o sol, a bola, fascinado
vê o avião e indaga e indaga
A vida é pouca a vida é louca
mas não há senão ela.
E não te mataste, essa é a verdade.
Estás preso à vida como numa jaula.
Estamos todos presos nesta jaula
que Gagárin foi o primeiro a ver de fora
e nos dizer: é azul.
E já o sabíamos, tanto que não te mataste
e não vais te matar e aguentarás até o fim.
O certo é que nesta jaula há os que têm
e os que não têm há os que têm tanto
que sozinhos poderiam alimentar a cidade
e os que não têm nem para o almoço de hoje
A estrela mente o mar sofisma.
De fato, o homem está preso à vida
e precisa viver o homem tem fome
e precisa comer o homem tem filhos
e precisa criá-los
Há muitas armadilhas no mundo
e é preciso quebrá-las.
Disponível em:
Acesso em: 22 jun. 2020.

II. Responda as questões abaixo.

01. Qual o tema desse poema?

02. Explique os seguintes versos: “No mundo há muitas armadilhas/e o que é armadilha pode ser refúgio/e o que é refúgio pode ser armadilha.”

03. Que palavra é utilizada no poema como metáfora para o planeta Terra? Justifique sua resposta com versos do poema.

04. Extraia do poema a estrofe em que o eu lírico aborda as desigualdades sociais.

05. Leia os versos a seguir: “O certo é que nesta jaula há os que têm e os que não têm há os que têm tanto que sozinhos poderiam alimentar a cidade e os que não têm nem para o almoço de hoje.” Qual a relação desses versos com o momento atual de isolamento na pandemia?

Onde encontro o conteúdo

Objetivo Compreender a função social dos poemas, por meio da identificação de suas características estruturais e sonoras, condições de elaboração e recepção.
Retorno da AtividadeDeixe um comentário na postagem desta atividade, observando se houve dificuldade e registrando sua presença e participação.

Um comentário:

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...