Colégio Estadual Florestal,
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Educadora: Márcia Cristina I Unidade Série: 1º Ano ______ Turno : ________
Educandos:_________________________________________________________________
História
O
Link da aula https://youtu.be/ffUv839INMM
Aula muito boa hoje sobre os
Agricultores e Ceramistas!
Corre no YouTube e confere!
1.
A pintura rupestre acima, que é
um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os
europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b)
a organização social e política
de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c)
os rituais que envolvem sacrifícios
de grandes dinossauros atualmente extintos.
d)
a constante guerra entre
diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
e)
aspectos da vida cotidiana de
grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
2.
A partir da segunda metade do
século XX, o termo Pré-história passou a ser cada vez mais questionado por
historiadores que, em seu lugar, têm utilizado "História dos povos sem
escrita".
Sobre o referido debate entre
historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque:
a)
enfatiza a arqueologia e a
paleontologia, cujos estudos dependem de custosas escavações e análise de
fósseis.
b)
possui conteúdo mistico.
evolucionista e preconceituoso, típico das Ciências Humanas do século XIX.
c)
supervaloriza os povos dotados de
escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.
d)
impede os estudos dos povos cujas
sociedades não desenvolveram a escrita.
e)
iguala povos bárbaros e selvagens
aos povos portadores de cultura.
3.
Quando
observamos um objeto indígena e vemos nele “arte,” partimos da nossa própria
concepção do que é arte. De um modo prático, o nativo brasileiro possuía(e
possui) razões bem objetivas para produzir esse material, normalmente, um item
funcional. Para o nativo, qualquer que seja a função do utensílio, ele deve ser
produzido com todo cuidado estético, levando em consideração as características
da sua tribo ou clã. É esse cuidado, essa busca pela perfeição que podemos
considerar como a noção indígena de beleza.
Podemos afirmar que o que
chamamos de arte indígena
a) segue o ímpeto individual
do artista, e só a ele diz respeito.
b) são produtos comerciais,
usados como moeda entre as tribos.
c) não tem qualquer
preocupação com a beleza
d) não segue os ideais do
artista, mas obedece às tradições da comunidade.
e) é puramente funcional. e é
apenas resultado da influência do colonizador europeu.
4.
Leia os textos abaixo e comparem:
Texto 1: A Ilha de Marajó, nordeste do Pará,
foi habitação da várias culturas indígenas. Acredita-se que até aproximadamente
1350 d.C, pelo menos cinco grupos habitaram a ilha em tempos diferentes, o que
é denominado de fases, pelos estudiosos.
Disponível em: https://aulasdehistoriaearte.wordpress.com/2019/01/22/ arte-indigena-no-brasil/.
Consulta em 07/02/2019
Texto 2
Os textos 1 e 2 acima se
referem à ocupação das tribos
a) santarenas
b) Marajoaras
c) saterê-maués
d) amazonenses
e) Kariris
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