terça-feira, 21 de julho de 2020

HISTORIA -MARCIA CRISTINA- 1ºANO (PARTE 1)


Colégio Estadual Florestal, ___/___/____
Educadora: Márcia Cristina               I Unidade             Série: 1º Ano ______       Turno : ________
Educandos:_________________________________________________________________

Atividade nº 9 do Período de Quarentena
 História

Aula muito boa hoje sobre os
 Agricultores e Ceramistas!
Corre no YouTube e confere!


1.       A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a)       o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b)      a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c)       os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
d)      a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
e)      aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

2.       A partir da segunda metade do século XX, o termo Pré-história passou a ser cada vez mais questionado por historiadores que, em seu lugar, têm utilizado "História dos povos sem escrita".
Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque:
a)       enfatiza a arqueologia e a paleontologia, cujos estudos dependem de custosas escavações e análise de fósseis.
b)      possui conteúdo mistico. evolucionista e preconceituoso, típico das Ciências Humanas do século XIX.
c)       supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.
d)      impede os estudos dos povos cujas sociedades não desenvolveram a escrita.
e)      iguala povos bárbaros e selvagens aos povos portadores de cultura.

3.       Quando observamos um objeto indígena e vemos nele “arte,” partimos da nossa própria concepção do que é arte. De um modo prático, o nativo brasileiro possuía(e possui) razões bem objetivas para produzir esse material, normalmente, um item funcional. Para o nativo, qualquer que seja a função do utensílio, ele deve ser produzido com todo cuidado estético, levando em consideração as características da sua tribo ou clã. É esse cuidado, essa busca pela perfeição que podemos considerar como a noção indígena de beleza.
Podemos afirmar que o que chamamos de arte indígena
a) segue o ímpeto individual do artista, e só a ele diz respeito.
b) são produtos comerciais, usados como moeda entre as tribos.
c) não tem qualquer preocupação com a beleza
d) não segue os ideais do artista, mas obedece às tradições da comunidade.
e) é puramente funcional. e é apenas resultado da influência do colonizador europeu.

4.       Leia os textos abaixo e comparem:
Texto 1: A Ilha de Marajó, nordeste do Pará, foi habitação da várias culturas indígenas. Acredita-se que até aproximadamente 1350 d.C, pelo menos cinco grupos habitaram a ilha em tempos diferentes, o que é denominado de fases, pelos estudiosos.
 Disponível em: https://aulasdehistoriaearte.wordpress.com/2019/01/22/ arte-indigena-no-brasil/. Consulta em 07/02/2019

Texto 2

Os textos 1 e 2 acima se referem à ocupação das tribos
a) santarenas
b) Marajoaras
c) saterê-maués
d) amazonenses
e) Kariris

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Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...