segunda-feira, 8 de junho de 2020


COLÉGIO ESTADUAL FLORESTAL – DISCIPLINA: GEOGRAFIA
 PROFª. RAILDA FERREIRA CABRAL WHATSAPP: 77 98802-8564

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – I UNIDADE

A PARTIR DOS TEXTOS E VÍDEOS SUGERIDOS PARA OS CONTEÚDOS:

·         Fusos horários;
·         Projeções cartográficas;
·         Coordenadas geográficas.

RESPONDAM EM SEUS CADERNOS DE GEOGRAFIA OS QUESTIONÁRIOS ABAIXO, LEMBRANDO QUE CORRIGIREMOS NO RERORNO ÀS AULAS E QUALQUER DÚVIDA O MEU NÚMERO DE WHATSAPP ESTÁ DISPONÍVEL. BONS ESTUDOS.


Links dos textos:
https://24timezones.com/hora_certa.php#/map (consulta ao relógio mundial)

Links dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=eJLHN1Dy0MM (projeções cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=1tRSChwtlwQ (fuso horário) OBS: o Brasil voltou a adotar 4 fusos horários)



Lista de Exercícios
1. Assinale a alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas:
a) localizar os hemisférios de uma determinada área
b) estabelecer noções relativas de distância
c) empreender a proporção entre uma área territorial e sua representação cartográfica
d) encontrar a exata posição de um determinado ponto no mapa

2. Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.
O texto acima faz referência:
a) à Linha do Equador
b) à Linha Internacional de Data
c) ao Trópico de Câncer
d) à Linha Internacional dos Fusos Horários
e) ao Meridiano de Greenwich

3. (UENP) Com base na figura a seguir, assinale a alternativa correta.
            Coordenadas Geográficas do Globo Terrestre

a) O ponto B situa-se no paralelo 40º N e 80º W de Greenwich.
b) O ponto C está situado a 20º de latitude Sul e a 40º de longitude oeste.
c) Os pontos A e B estão situados nos hemisférios oriental e setentrional.
d) O ponto D está situado a 10º ao sul do Equador e 20º do hemisfério ocidental.
e) Os pontos A e C situam-se nos hemisférios ocidentais e os pontos C e D encontram-se nos hemisférios boreais ou austrais.
4. Caracteriza-se por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson. Nessa projeção, minimizam-se as distorções nas regiões próximas ao Equador, que se elevam nas regiões mais próximas aos polos. Estamos falando da:
a) Projeção Cônica;            b) Projeção Cilíndrica;        c) Projeção Azimutal;
d) Projeção Equatorial;      e) Projeção Circular.
5. (UEMG - Adaptada) “No tempo sem tempo da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação, contemplamos. Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos bem intencionados adultos para nos controlar. Só aos poucos o dentro e fora de nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a nossa história(...).” LUFT, 2014, p. 23
Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a representação no mapa abaixo: Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios solares estavam a pino.
Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que:
a) mesmo tendo um total de 24 horas dentro do sistema de fusos, cada país, independemente de seu tamanho, possui um único horário.
b) usando-se o número de graus existentes nos meridianos, sabemos que a Terra gira 24 graus a cada 1 hora.
c) o uso do fuso horário é extremamente rígido em cada território, não sendo permitido adaptá-lo às necessidades de sua população.
d) o sistema foi criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Olá! Sou  Ana Paula, professora de Inglês, e atualmente faço parte da Direção do Colégio Estadual Florestal em Nova Canaã. Venho por ...