PROFª. RAILDA FERREIRA CABRAL WHATSAPP: 77
98802-8564
ATIVIDADE
DE GEOGRAFIA – I UNIDADE
A PARTIR DOS TEXTOS E VÍDEOS SUGERIDOS PARA OS CONTEÚDOS:
·
Fusos
horários;
·
Projeções
cartográficas;
·
Coordenadas
geográficas.
RESPONDAM EM SEUS CADERNOS DE GEOGRAFIA OS QUESTIONÁRIOS
ABAIXO, LEMBRANDO QUE CORRIGIREMOS NO RERORNO ÀS AULAS E QUALQUER DÚVIDA O MEU
NÚMERO DE WHATSAPP ESTÁ DISPONÍVEL. BONS ESTUDOS.
Links dos textos:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm
(coordenadas geográficas)
https://24timezones.com/hora_certa.php#/map
(consulta ao relógio mundial)
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fuso-horario.htm
(fuso horário)
https://www.significados.com.br/projecoes-cartograficas/
(projeções cartográficas)
Links dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=ZZzoOSpaEec
(coordenadas geográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=eJLHN1Dy0MM
(projeções cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=1tRSChwtlwQ
(fuso horário) OBS: o Brasil voltou a adotar 4 fusos horários)
https://www.youtube.com/watch?v=2_rc308-bCg
(fuso horário no Brasil)
Lista de Exercícios
1. Assinale a
alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas:
a) localizar os hemisférios de uma determinada área
b) estabelecer noções relativas de distância
c) empreender a proporção entre uma área territorial e sua
representação cartográfica
d) encontrar a exata posição de um determinado ponto no mapa
2. Criada em
1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora
inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas
geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem
horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a
oeste tem horas e longitudes negativas.
O texto acima faz
referência:
a) à Linha do Equador
b) à Linha Internacional de Data
c) ao Trópico de Câncer
d) à Linha Internacional dos Fusos Horários
e) ao Meridiano de Greenwich
3. (UENP) Com
base na figura a seguir, assinale a alternativa correta.
Coordenadas Geográficas do Globo
Terrestre
a) O ponto B situa-se no paralelo 40º N e 80º W de Greenwich.
b) O ponto C está situado a 20º de latitude Sul e a 40º de
longitude oeste.
c) Os pontos A e B estão situados nos hemisférios oriental e
setentrional.
d) O ponto D está situado a 10º ao sul do Equador e 20º do
hemisfério ocidental.
e) Os pontos A e C situam-se nos hemisférios ocidentais e os
pontos C e D encontram-se nos hemisférios boreais ou austrais.
4. Caracteriza-se
por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um
invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os
mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson.
Nessa projeção, minimizam-se as distorções nas regiões próximas ao Equador, que
se elevam nas regiões mais próximas aos polos. Estamos falando da:
a) Projeção Cônica; b)
Projeção Cilíndrica; c) Projeção
Azimutal;
d) Projeção Equatorial; e)
Projeção Circular.
5. (UEMG - Adaptada) “No tempo sem tempo
da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a
hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação,
contemplamos. Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as
vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos
bem intencionados adultos para nos controlar. Só aos poucos o dentro e fora de
nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a
nossa história(...).” LUFT, 2014, p. 23
Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do
controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo
para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência
internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a
representação no mapa abaixo: Antes desse sistema ser criado, o horário era
definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios
solares estavam a pino.
Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que:
a) mesmo tendo um
total de 24 horas dentro do sistema de fusos, cada país, independemente de seu
tamanho, possui um único horário.
b) usando-se o
número de graus existentes nos meridianos, sabemos que a Terra gira 24 graus a
cada 1 hora.
c) o uso do fuso
horário é extremamente rígido em cada território, não sendo permitido adaptá-lo
às necessidades de sua população.
d) o sistema foi
criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas
relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da
Terra.
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