Atividade nº13 do Período de Quarentena
História
Vamos compreender melhor sobre as sociedades da Mesopotâmia?
As aulas dessa semana serão com Pedro Rénno
https://www.youtube.com/watch?v=4j7WKEXL0tQ&t=495s
https://www.youtube.com/watch?v=_UvP3-qtRBo
MODOS DE PRODUÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=2zmZr...
1. (Uece) O Crescente Fértil, expressão que identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes civilizações:
a) China, Índia e Japão
b) Grécia, Roma e Egito
c) Fenícia, Cartago e Roma
d) Irã, Palestina e Mesopotâmia
2. (Uece) "- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte. - Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto." O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:
a) Corpus Juris Civilis.
b) Código de Direito Canônico.
c) Código de Hamurabi.
d) Código Napoleônico
3. As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) Terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
d) Possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
4. A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é:
a) A revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.
b) A influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
c) A expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
d) A necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
5. As sociedades orientais da Antiguidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, que necessitavam de grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola. Nessas sociedades:
a) Desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
b) O Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os grupos.
c) A superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, consequentemente, à utilização da mão de obra escrava.
d) Predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário dessa terra.
e) A produção de excedentes, necessária à intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico, era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
6. (UNESP/SP) Quando Anu, o Sublime, Rei dos Deuses, com Enlil, o Senhor do Céu e da Terra, o Mestre do Destino do País, atribuíram a Marduk, o primogênito de Enki, poder sobre todos os povos, fazendo-o prevalecer sobre todos os outros deuses, quando pronunciaram meu nome, Hamurábi, príncipe devoto, adorador dos Deuses, para que eu fizesse reluzir a ordem no país, aniquilasse os malfeitores e malvados, proibisse os poderosos de oprimir os fracos e, alçando-me como o Sol sobre os homens, iluminasse todo o país (...).
Código de Hamurábi. Escrito por volta de 1750 a.C., esquecido durante mais de 3 mil anos e encontrado em 1902, o Código de Hamurábi, hoje no Museu do Louvre, é uma estela de pedra dura, mais ou menos cilíndrica, de 2,25 m de altura por 1,80m de circunferência média.
BOTTERO, J. História viva. Ano III, nº 29.
a) A partir do primeiro texto, relacione poder e religião na sociedade babilônica.
b) Justifique, historicamente, a presença do Código de Hamurábi no Museu do Louvre, em Paris, França.
Bons estudos!
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