Colégio
Estadual Florestal
Data:
29/06/2020
Educadora:
Luciete Chaves Reis
Disciplina:
LPLB
Turma: 2º Ano
Noturno
Assunto: Morfossintaxe
Classes
gramaticais: as 10 classes de palavras
Professora de Português
Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem
ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes
gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo,
pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Substantivo
Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades,
sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e
feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo).
Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos
(sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).
Substantivos
simples
- casa;
- amor;
- roupa;
- livro;
- felicidade.
Substantivos
compostos
- passatempo;
- arco-íris;
- beija-flor;
- segunda-feira;
- malmequer.
Substantivos
primitivos
- folha;
- chuva;
- algodão;
- pedra;
- quilo.
Substantivos
derivados
- território;
- chuvada;
- jardinagem;
- açucareiro;
- livraria.
Substantivos
próprios
- Flávia;
- Brasil;
- Carnaval;
- Nilo;
- Serra da Mantiqueira.
Substantivos comuns
- mãe;
- computador;
- papagaio;
- uva;
- planeta.
Substantivos
coletivos
- rebanho;
- cardume;
- pomar;
- arquipélago;
- constelação.
Substantivos
concretos
- mesa;
- cachorro;
- samambaia;
- chuva;
- Felipe.
Substantivos
abstratos
- beleza;
- pobreza;
- crescimento;
- amor;
- calor.
Substantivos comuns
de dois gêneros
- o estudante / a estudante;
- o jovem / a jovem;
- o artista / a artista.
Substantivos
sobrecomuns
- a vítima;
- a pessoa;
- a criança;
- o gênio;
- o indivíduo.
Substantivos
epicenos
- a formiga;
- o crocodilo;
- a mosca;
- a baleia;
- o besouro.
Substantivos de
dois números
- o lápis / os lápis;
- o tórax / os tórax;
- a práxis / as práxis.
Artigo
Artigos são palavras que antecedem os substantivos, determinando a
definição ou a indefinição dos mesmos. Sendo flexionados em gênero (masculino e
feminino) e número (singular e plural), indicam também o gênero e o número dos
substantivos que determinam.
Artigos definidos
- o;
- a;
- os;
- as.
Artigos indefinidos
- um;
- uma;
- uns;
- umas.
O que é morfossintaxe?
O QUE É?
Em uma análise, pode-se considerar apenas a palavra (morfologia) ou sua
função (sintaxe). Quando ambas aparecem juntas, surge a morfossintaxe.
·
·
A palavra pode ser classificada
isoladamente, analisando apenas sua classe gramatical, ou pode ser estudada a
partir da função que estabelece dentro da oração. Se o objeto de estudo é a
palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função
na oração, surge a análise sintática.
Quando
a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo
envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.
As dúvidas são muitas quando essa
análise é exigida. Em geral, ela não é solicitada explicitamente. Entretanto,
sempre que a função sintática é pedida, é importante pensar a que classe
gramatical a palavra pertence. Fazendo isso, ficará mais fácil definir sua
função.
Embora
a língua portuguesa não seja uma ciência exata, no caso da morfossintaxe é
possível pensar de forma mais objetiva, pois as funções sintáticas são
definidas previamente. Por exemplo, o adjetivo é um caracterizador, portanto,
ou estará ao lado do nome, ou se relacionando com ele. Então, a única função
sintática dessa classe gramatical será a de adjunto adnominal. Por isso, é
melhor que a análise morfológica preceda à sintática.
Se a análise é morfológica, qual é o
objeto de estudo? A palavra. Então, por alguns minutos, imagine que a frase não
exista, somente a palavra. “Corte-a” e indique sua classe gramatical. Coloque
em prática todo seu conhecimento. “Dialogue” com cada palavra. Pense em que
classe gramatical ela se enquadra. Se as dúvidas nos conceitos de substantivo,
numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, adjetivo, conjunção e
interjeição aparecerem, é importante voltar e revisar.
Façamos
a análise morfológica do enunciado abaixo, lembre-se de que o
objeto de estudo é a palavra:
A prova estava muito complicada.
A:
Artigo
Prova:
Substantivo
Estava: Verbo
Muito:
Advérbio
Complicada: Adjetivo
Após
classificarmos as classes gramaticais, passaremos a analisar a função
sintática de cada termo. Volte à classificação das palavras e defina
sua função dentro da oração. Vejamos a seguir exemplos de
perguntas que auxiliam na hora de definir a função sintática dos termos na
oração.
·
Qual é a função do
artigo? Acompanhar o substantivo, não é? Sintaticamente, quem tem a função de
vir junto ao nome? Adjunto adnominal. Portanto, toda classe
gramatical cuja função é a de acompanhar o nome (numeral,
pronome adjetivo, artigo) exercerá função sintática de adjunto
adnominal.
·
E o substantivo? Que função pode
exercer? Vamos recordar? Núcleo do sujeito, do objeto indireto, do objeto
direto, do predicativo, do agente da passiva, do complemento nominal e do
aposto. Podendo exercer ainda as funções de adjunto adnominal e adjunto
adverbial, quando compõe locuções adjetivas ou adverbiais. Qual o único termo
do enunciado que estamos analisando que poderá exercer a função de núcleo do
sujeito? Prova, não é? Por quê? Porque é um substantivo.
·
Que função sintática terá o verbo? Se
for significativo (intransitivo, transitivo direto, indireto, ou direto e
indireto) terá a função de núcleo, ou seja, parte mais
importante do predicado verbal ou verbo-nominal. Se a função dele for de ligar
o sujeito ao seu predicativo, terá a função de verbo de ligação. O verbo do
enunciado que estamos analisando recebe esta classificação.
·
Há algum advérbio? Qual é a única
função sintática exercida por essa classe gramatical? Núcleo do adjunto
adverbial. Então, no exemplo, a palavra muito (classificação:
advérbio de intensidade – função sintática: adjunto adverbial)
·
O adjetivo também aparece no exemplo.
Que função sintática será exercida por ele? É importante recordar que o
adjetivo pode ser núcleo do adjunto adnominal e do predicativo do sujeito. Para
definir a função do adjetivo, a pergunta que deve ser feita é: onde o adjetivo
está posicionado, ao lado de um nome, no sintagma nominal, ou no sintagma
verbal? Se acompanhar um nome, sua função será de adjunto adnominal. Se estiver
no sintagma verbal caracterizando o sujeito, como é o caso do adjetivo complicada, será
um predicativo do sujeito, pois estará caracterizando-o.
·
Agora, ficou fácil classificar o
sujeito e o predicado do exemplo, não é mesmo? Se o sujeito está explícito e só
possui um núcleo, será sujeito simples. Se o predicado é constituído de verbo
de ligação, só poderá ser predicado nominal.
É
possível perceber que, embora para facilitar o estudo haja uma divisão entre
morfologia e sintaxe, forma e função são inseparáveis. Por isso a morfossintaxe é
tão importante.
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras
APÓS LEITURA DOS TEXTOS , ASSISTIR AO VÍDEO E FAZER A LEITURA DO LIVROS NAS PÁGINAS 168 A 171
O ALUNO RESPONDERÁ AS QUESTÕES DAS PÁGINAS 172 a 173
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